Petrobras aumenta em 2,57% o diesel e gás de cozinha em 3,4%, devido à alta do petróleo e câmbio

Publicado em 04/05/2019 12:40

SÃO PAULO (Reuters) - A estatal Petrobras anunciou uma elevação média de 0,0577 real por litro nos preços do diesel em suas refinarias a partir de sábado, para em média 2,3047 reais por litro, enquanto as cotações da gasolina foram mantidas inalteradas, segundo informações no site da companhia nesta sexta-feira.

O reajuste, de 2,57 por cento, é o primeiro praticado pela petroleira para o diesel desde 18 de abril, quando os preços subiram 4,8 por cento.

A Petrobras leva em consideração em sua política de preços o chamado Preço Paridade Internacional (PPI), influenciado por fatores como câmbio e o preço do barril de petróleo no mercado internacional. A companhia utiliza ainda mecanismos de proteção através de derivativos financeiros para reduzir a frequência dos reajustes.

Petrobras elevará em 3,4% preço do gás de cozinha a partir de domingo

SÃO PAULO (Reuters) - A estatal Petrobras elevará em média em 3,4 por cento os preços do gás liquefeito de petróleo de uso residencial, o gás de cozinha, para uma média nacional de 26,20 reais o botijão de 13 quilos a partir de domingo, informou a companhia nesta sexta-feira.

O último reajuste anunciado pela Petrobras para o gás de cozinha havia sido em fevereiro, quando os preços subiram cerca de 1 por cento.

A companhia disse que os ajustes no preço do GLP-P13 acontecem trimestralmente para suavizar impactos da volatilidade no mercado externo sobre os valores domésticos.

Segundo a Petrobras, o mecanismo de reajuste concilia, de um lado, a necessidade de praticar preços para o GLP referenciados no mercado internacional e, de outro, resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) que reconhece "como de interesse para a política energética nacional" a comercialização do produto.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dow Jones atinge recorde de fechamento após dados econômicos favoráveis dos EUA
Dólar à vista fecha em alta pela 5ª sessão apesar de intervenções do BC
Ibovespa tem melhor mês do ano com expectativa sobre juros nos EUA
Taxas longas de juros futuros disparam com temor fiscal após alta da dívida bruta no Brasil
S&P fecha em alta após dados econômicos favoráveis dos EUA
Desemprego baixo não provoca "inflação grande" em serviços, mas preocupa, diz Campos Neto