Exportações e estoques devem ter ajudado crescimento dos EUA no 1º tri (REUTERS)

Publicado em 26/04/2019 08:55

Por Lucia Mutikani

WASHINGTON (Reuters) - A economia dos Estados Unidos provavelmente manteve um ritmo moderado de crescimento no primeiro trimestre, o que pode dissipar ainda mais os temores de uma recessão mesmo que a atividade seja dirigida por fatores temporários.

O relatório do Departamento do Comércio sobre o Produto Interno Bruto será publicado nesta sexta-feira às 9h30 (horário de Brasília). A expectativa é de que desenhe um cenário de crescimento econômico próximo do potencial, refletindo principalmente o impacto de um impulso cada vez menor do forte estímulo fiscal e aumentos anteriores dos juros.

O PIB provavelmente cresceu a uma taxa anualizada de 2 por cento no primeiro trimestre uma vez que o aumento das exportações, forte acúmulo de estoques e investimentos do governo em projetos de construção pública compensaram a desaceleração nos gastos dos consumidores e das empresas, de acordo com pesquisa da Reuters junto a economistas.

A economia cresceu a um ritmo de 2,2 por cento entre outubro e dezembro. O crescimento vem diminuindo após o pico de 4,2 por cento no segundo trimestre de 2018, quando o pacote de cortes de impostos da Casa Branca ajudou os gastos dos consumidores.

Economistas estimam o ritmo em que a economia pode crescer em um longo período sem aumentar a inflação entre 1,7 e 2,0 por cento. Em julho a economia chegará a 10 anos de espansão, mais longo período já registrado.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Índice europeu STOXX 600 fecha em máxima recorde com empresas expostas à China após estímulo
Wall Street sobe após dados de inflação dos EUA; small caps avançam
Ibovespa sobe em sessão volátil após dados de inflação nos EUA
Wall Street abre em leve alta após dados de inflação dos EUA
Dólar fica estável frente ao real apesar de apetite por risco no exterior
Brasil abre 232.513 vagas formais de trabalho em agosto, acima do esperado