Estado de atenção com Previdência mais atenuado favorece queda do dólar

Publicado em 25/04/2019 10:50
Leilão do BC coloca mais dólares no mercado. B3 inverteu a queda.

Após abrir rompendo a fronteira dos R$ 4,00, com os agentes testando a manutenção da disparada da quarta, o dólar recuou. As ações seguem com  potencial de queda visto desde que o sino da B3 foi acionado as 10hs desta quinta (25).

A preocupação com os percalços da tramitação da reforma da Previdência foi atenuada, mas a cautela prevalecerá ao longo do dia sob muita oscilações dos mercados.

Além da possibilidade de intervenção do Banco Central no câmbio, fora o instrumento de rolagem através de leilões de swaps já neste penúltimo dia útil da semana.

O dólar caia às 12h30 cerca de 0,60%, a R$ 3,962, e a B3 que perdia em torno de 0,60% no Ibovespa, virou para mais 0,60% enquanto o Futuros se eleva um pouco mais.

Ao longo da quarta, a aversão ao risco ficou por conta da sensação de dificuldades das propostas sobre a aposentadoria, na fase da Comissão Especial (a ser instalada hoje) e, na sequência, a ida a plenário. O governo cedeu em alguns pontos para que passasse na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Mas o Planalto acenou com o uso de emendas parlamentares para aglutinar apoios, bem como o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), garantiu a continuidade de seu apoio à aprovação e em entrevista à GloboNews acredita que tudo se resolverá positivamente até o meio do ano.

Mesmo com a ressalva de que não será a proposta original, mas um "bom texto".

O exterior também colabora para a manutenção do nível de atenção. Pequim suspendeu as operações do mercado aberto para assegurar a liquidez "estável" do sistema bancário, após a injeção de recursos em empréstimos de curto e médio prazos.

E sem novidades quanto às negociações comerciais com os Estados Unidos, que devem recomeçar somente na semana que vem, tanto quanto sobre o que já se conhece sobre a complicada economia da Zona do Euro, após dados mais fracos da Alemanha.

Os índices futuros de Wall Street estão em queda e o índice dólar, na paridade com outras moedas fortes, chegou a esboçar algum poder, mas passou ao leve negativo.

 

 

Por: Giovanni Lorenzon
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall Street sobe após dados de inflação dos EUA; small caps avançam
Ibovespa sobe em sessão volátil após dados de inflação nos EUA
Wall Street abre em leve alta após dados de inflação dos EUA
Dólar fica estável frente ao real apesar de apetite por risco no exterior
Brasil abre 232.513 vagas formais de trabalho em agosto, acima do esperado
Crescimento mais lento da China pode ser problema para commodities e emergentes, diz Campos Neto