Trump promete levar qualquer tentativa de impeachment à Suprema Corte dos EUA (REUTERS)

Publicado em 24/04/2019 12:33

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu combater qualquer esforço de parlamentares democratas para iniciar um processo de impeachment contra ele devido ao inquérito do procurador especial Robert Mueller sobre a Rússia, dizendo que levará qualquer batalha legal à Suprema Corte, apesar do poder constitucional do Congresso para afastá-lo.

"Se os democratas algum dia tentarem um impeachment contra mim, a primeira coisa que eu faria seria ir à Suprema Corte", escreveu Trump no Twitter.

A Constituição dos EUA atribui o "poder único" do impeachment à Câmara dos Deputados e ao Senado.

Os democratas, que controlam a Câmara, continuam divididos na questão do impeachment, apesar de ter surgido uma nova frente em suas investigações sobre Trump, o que desencadeou uma nova batalha legal com a Casa Branca enquanto Trump rejeita qualquer nova ação do Congresso para supervisioná-lo.

A presidente da Câmara, Nancy Pelosi, e outros líderes democratas vêm mostrando cautela a respeito de um afastamento de Trump antes da eleição presidencial de 2020, mas correligionários da ala mais liberal do partido exigiram o início de procedimentos de impeachment.

As conclusões do procurador especial Robert Mueller, divulgadas em um relatório na semana passada, indicaram que Trump obstruiu a Justiça e observaram que o Congresso pode questionar se o presidente violou a lei. Mueller ainda concluiu que não há indícios suficientes para estabelecer algum conluio entre Moscou e a campanha presidencial de 2016 de Trump.

Trump disse que as conclusões o isentam de qualquer irregularidade e pediu uma investigação sobre o início do inquérito.

"Esperamos por Mueller e vencemos, então agora os democratas procuram o Congresso como sua última esperança!", tuitou nesta quarta-feira.

(Reportagem de Susan Heavey e Makini Brice)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall Street sobe após dados de inflação dos EUA; small caps avançam
Ibovespa sobe em sessão volátil após dados de inflação nos EUA
Wall Street abre em leve alta após dados de inflação dos EUA
Dólar fica estável frente ao real apesar de apetite por risco no exterior
Brasil abre 232.513 vagas formais de trabalho em agosto, acima do esperado
Crescimento mais lento da China pode ser problema para commodities e emergentes, diz Campos Neto