Assessor de Trump diz estar "cautelosamente otimista" sobre acordo comercial com a China (REUTERS)

Publicado em 23/04/2019 16:41

WASHINGTON (Reuters) - O assessor econômico da Casa Branca, Larry Kudlow, disse nesta terça-feira que está "cautelosamente otimista" de que os Estados Unidos fecharão um acordo comercial com a China e que muito progresso está sendo feito nas negociações.

Falando em um almoço no National Press Club, Kudlow disse que os dois países ainda têm problemas para resolver e estão discutindo uma "troca de visitas" como parte de suas conversas em andamento.

"Ainda não chegamos lá, mas fizemos muito progresso", disse Kudlow em resposta a perguntas de repórteres. "Chegamos mais longe, mais fundo e em maior escala do que qualquer coisa na história do comércio EUA-China."

"Nós nos aproximamos e ainda estamos trabalhando nos problemas, os chamados problemas estruturais, transferências de tecnologia", acrescentou Kudlow. "A fiscalização da propriedade é absolutamente crucial. A redução de barreiras para comprar e vender produtos agrícolas e industriais. Está tudo na mesa."

Washington e Pequim entraram em uma guerra comercial que levou os dois países a impor tarifas sobre os bilhões de dólares das importações um do outro.

Os Estados Unidos estão buscando mudanças estruturais na economia da China, desde a redução de subsídios industriais até a suspensão das transferências forçadas de tecnologia por empresas norte-americanas que buscam entrar no mercado chinês.

(Por Alexandra Alper e David Alexander)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall Street sobe após dados de inflação dos EUA; small caps avançam
Ibovespa sobe em sessão volátil após dados de inflação nos EUA
Wall Street abre em leve alta após dados de inflação dos EUA
Dólar fica estável frente ao real apesar de apetite por risco no exterior
Brasil abre 232.513 vagas formais de trabalho em agosto, acima do esperado
Crescimento mais lento da China pode ser problema para commodities e emergentes, diz Campos Neto