STJ julga hoje recurso de Lula contra condenação no caso do tríplex

Publicado em 23/04/2019 02:14

A 5a. Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça) vai julgar nesta terça-feira (23) o recurso apresentado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para rever a condenação no caso envolvendo o triplex do Guarujá.

Na ação, o ex-presidente foi condenado à pena de 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Devido à condenação confirmada pelo TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), o petista está preso desde abril de 2018.

 
 

A ação penal em questão afirma que Lula teria recebido vantagem indevida em contrato da construtora OAS com a Petrobras. Além disso, o ex-presidente teria ocultado e dissimulado a titularidade do apartamento no litoral paulista.

 

Em novembro do ano passado, o ministro Felix Fischer negou o recurso apresentado pela defesa de Lula. Na ocasião, foram negadas as alegações de suspeição do juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba para julgar o processo, de ausência de correlação entre a denúncia e a condenação e de violação do direito ao contraditório e à ampla defesa.

A negativa de Fischer resultou no agravo regimental apresentado pela defesa do ex-presidente à Quinta Turma do STJ e que seja analisado nesta terça-feira.

Leia mais: Toffoli derruba decisão que poderia soltar Lula

Julgamento de recurso de Lula no STJ será transmitido pelo YouTube

O julgamento do recurso de Lula no caso do triplex do Guarujá pela 5ª Turma do STJ será transmitido ao vivo pelo canal do tribunal no YouTube.

A sessão da 5ª Turma está prevista para hoje, a partir das 14h.

O STJ só faz esse tipo de transmissão pela internet em casos excepcionais, como no julgamento de um habeas corpus do próprio Lula no ano passado.

Fonte: R7/O Antagonista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall Street sobe após dados de inflação dos EUA; small caps avançam
Ibovespa sobe em sessão volátil após dados de inflação nos EUA
Wall Street abre em leve alta após dados de inflação dos EUA
Dólar fica estável frente ao real apesar de apetite por risco no exterior
Brasil abre 232.513 vagas formais de trabalho em agosto, acima do esperado
Crescimento mais lento da China pode ser problema para commodities e emergentes, diz Campos Neto