FMI alerta que desaceleração maior que o esperado da China está entre riscos para economia global (Reuters)

Publicado em 11/04/2019 16:13

Por Leika Kihara

WASHINGTON (Reuters) - Uma desaceleração mais forte do que o esperado da economia da China está entre os principais riscos para o crescimento global, alertou o vice-diretor gerente do Fundo Monetário Internacional, Mitsuhiro Furusawa, enquanto líderes de Finanças do G20 se reúnem para discutir as perspectivas econômicas mundiais.

Furusawa afirmou que a desaceleração da China até agora tem sido moderada e que Pequim tem as ferramentas necessárias para sustentar o crescimento, ajudando a manter a Ásia como um importante motor da economia global.

Mas alertou que a incerteza sobre o crescimento da China está entre os riscos para a economia global, assim como a chance de um aperto abrupto das condições de mercado se as negociações comerciais entre Estados Unidos e China tomarem um rumo inesperado para pior.

"Um seria o atrito comercial, que está pesando não apenas no volume de comércio mas no investimento", disse Furusawa sobre os riscos para o cenário global. "Se a economia da China desacelerar mais que o esperado, isso também é um risco para a economia global", disse ele à Reuters.

A economia da China expandiu a uma taxa de 6,6 por cento no ano passado, ritmo mais lento de expansão desde 1990, provocando preocupações de que a queda da demanda na segunda maior economia do mundo pode prolongar a fraqueza no crescimento global.

O FMI projeta que o crescimento da China vai desacelerar a 6,3 por cento neste ano.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

China anuncia novas medidas de estímulo para atingir meta de crescimento de 2024
Índices da China registram melhor ganho semanal desde 2008 após estímulo econômico
BTG eleva projeção para Selic após fala de Campos Neto reforçar tom duro do Copom
Wall St fecha em alta com dados econômicos positivos dos EUA
Dólar cai ante real após China sinalizar mais estímulos econômicos
Ibovespa avança com suporte de Vale, mas Petrobras mina alta maior