Ministro árabe diz que Rússia está comprometida com cortes de produção da Opep+

Publicado em 10/04/2019 16:22

ABU DHABI (Reuters) - O ministro da Energia dos Emirados Árabes Unidos declarou nesta quarta-feira que a Rússia está comprometida com seu acordo de corte de produção de petróleo com a Opep e que não ampliaria sua geração a menos que fosse em coordenação com o grupo exportador.

Suhail bin Mohammed al-Mazroui também afirmou que a conformidade ao acordo tanto pela Rússia quanto pelo Iraque, segundo maior produtor da Opep, aumentou em março, acrescentando que espera que o mercado do petróleo atinja o equilíbrio até o final de 2019.

"A Rússia não aumentará sua produção, a menos que seja em coordenação com o restante dos países da Opep", disse al-Mazroui.

"Acredito na sabedoria da Rússia, e acredito que a Rússia se beneficiou desse acordo... Não vejo nenhuma razão para que a Rússia não continue conosco."

Falando em conferência em Abu Dhabi, o ministro também afirmou que, se necessário, os Emirados Arábes Unidos poderiam ampliar sua produção de petróleo para até 3,5 milhões de barris por dia (bpd), ante geração atual, sob o acordo de redução da Opep+, de cerca de 3 milhões de bpd.

(Reportagem de Dahlia Nehme e Hadeel Al Sayegh)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

China anuncia novas medidas de estímulo para atingir meta de crescimento de 2024
Índices da China registram melhor ganho semanal desde 2008 após estímulo econômico
BTG eleva projeção para Selic após fala de Campos Neto reforçar tom duro do Copom
Wall St fecha em alta com dados econômicos positivos dos EUA
Dólar cai ante real após China sinalizar mais estímulos econômicos
Ibovespa avança com suporte de Vale, mas Petrobras mina alta maior