Venezuela reporta colapso em oferta de petróleo e mercado global se aperta, diz Opep

Publicado em 10/04/2019 15:19

Por Alex Lawler

LONDRES (Reuters) - A produção de petróleo da Venezuela caiu para uma nova mínima no mês passado, por conta das sanções dos Estados Unidos e de apagões, disse o país à Opep, aprofundando o impacto de um corte de produção global e apertando ainda mais a oferta.

Os cortes de produção da Opep e aliados, como a Rússia, somados às reduções involuntárias em Venezuela e Irã, ajudaram a conduzir os preços do petróleo a um rali de 32 por cento neste ano, acarretando em pressão do presidente norte-americano, Donald Trump, para que o grupo reduza seus esforços de sustentação do mercado.

Em relatório mensal divulgado nesta quarta-feira, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo afirmou que a Venezuela disse ao grupo que gerou 960 mil barris por dia (bpd) em março, queda de quase 500 mil bpd ante fevereiro.

A cifra da produção venezuelana traz números próximos às estimativas externas, que têm dito que o colapso econômico do país causou um impacto maior em sua indústria petrolífera.

A produção da Venezuela, antes entre as três maiores da Opep, vem decaindo há anos por conta dos problemas econômicos. Em março, a retração na oferta se deu pelas sanções dos EUA sobre a estatal PDVSA, projetadas para derrubar o presidente Nicolás Maduro, e pelos apagões elétricos.

A Opep retornou aos cortes de produção em 2019 devido à preocupação de que as desacelerações do crescimento econômico e de demanda levariam a um novo excesso de oferta. No relatório, a organização apontou que o panorama econômico passa por enfraquecimento e reduziu sua estimativa de crescimento global na demanda em 30 mil bpd, para 1,21 milhão bpd.

"Dados recentemente disponíveis confirmaram a tendência de queda observada nas atividades econômicas globais", disse o relatório.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

China anuncia novas medidas de estímulo para atingir meta de crescimento de 2024
Índices da China registram melhor ganho semanal desde 2008 após estímulo econômico
BTG eleva projeção para Selic após fala de Campos Neto reforçar tom duro do Copom
Wall St fecha em alta com dados econômicos positivos dos EUA
Dólar cai ante real após China sinalizar mais estímulos econômicos
Ibovespa avança com suporte de Vale, mas Petrobras mina alta maior