Ibovespa recua com cautela sobre Previdência apesar de parecer favorável na CCJ

Publicado em 10/04/2019 12:05

Por Stefani Inouye

SÃO PAULO (Reuters) - A bolsa paulista mostrava leve queda nesta quarta-feira, ainda em movimento de cautela em relação à Previdência mesmo após parecer favorável do relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara na véspera, enquanto Wall Street operava sem uma direção única.

Às 11:59, o Ibovespa caía 0,41 por cento, a 95.894,84 pontos. O volume financeiro era de 4,5 bilhões de reais.

O relator da reforma da Previdência na CCJ, Delegado Marcelo Freitas (PSL-MG), apresentou na terça-feira parecer pela admissibilidade da proposta, mas recomendou que sejam feitos "ajustes" na técnica legislativa e pediu que o mérito seja analisado com "profundidade" para verificar a "conveniência" e a "justiça" das novas regras.

"Essa notícia mostra que o cronograma de andamento da reforma está no prazo, apesar da pressão da oposição. Porém, a cautela persiste por ainda não termos nada definido", afirmou o analista Victor Beyruti, da Guide Investimentos.

Ele acrescentou que ainda há incertezas sobre o quanto o texto que altera as regras das aposentadorias dos brasileiros pode ser desidratado durante o trâmite no Legislativo e que isso acaba refletindo nos mercados.

Após a agitada sessão na CCJ, o texto voltará a ser debatido a partir da próxima segunda-feira, com expectativa que seja votado até 17 de abril.

No cenário externo, Wall Street tinha o S&P 500 e o Nasdaq em alta, mas o Dow em baixa, após uma série de sessões marcadas pelas incertezas comerciais e temores sobre o crescimento global, com investidores aguardando a divulgação da ata da última reunião do Federal Reserve e atentos ao começo da temporada de balanços.

DESTAQUES

- EDP BRASIL desvalorizava-se 3,41 por cento, figurando entre as maiores quedas do Ibovespa, tendo no radar que o JPMorgan cortou a recomendação das ações da companhia para "neutra" de "overweight", embora tenha elevado o preço-alvo das ações para 45 reais, de 37 reais antes.

- CSN recuava 2,69 por cento, em meio a ajustes conforme o papel acumulava até a véspera valorização de 89 por cento até a véspera. A companhia anunciou reabertura de bônus para 2023 e oferta de novo bônus de 7 anos com possibilidade de resgate pelo emissor a partir de três anos (7NC3), de acordo com informações do IFR, da Refinitv.

- PETROBRAS PN <PETR4.SA> perdia 0,79 por cento e PETROBRAS ON caía 0,4 por cento, apesar de o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) ter aprovado na véspera o valor de 9,058 bilhões de dólares a ser pago à estatal como parte da conclusão da renegociação do contrato da cessão onerosa. A Petrobras está preparando a venda de mais três gasodutos depois de levantar 8,6 bilhões de dólares com o repasse do controle da TAG à francesa Engie, disseram três fontes com conhecimento do assunto à Reuters.

- VALE recuava 0,25 por cento, em sessão com queda dos preços do minério na China. O JPMorgan elevou a previsão para o preço do minério de ferro em 2019 em 12 por cento, para 87 dólares por tonelada, e em 2020 em 5 por cento, para 74 dólares, destacando que as cotações podem tocar os 92 dólares ao longo do terceiro trimestre.

- CEMIG PN subia 3,77 por cento, tendo de pano de fundo noticiário de que sua controlada Renova Energia fechou acordo com a AES Tietê para venda da totalidade do Complexo Eólico Alto Sertão III. O JPMorgan elevou a recomendação das ações da Cemig para 'overweight', com preço-alvo de 16 reais.

- GOL PN valorizava-se 3,59 por cento, após ter encerrado na véspera em seu menor patamar de fechamento desde 29 de janeiro. Na terça-feira, a companhia aérea divulgou previsão de margem operacional Ebit de 16 a 17 por cento no primeiro trimestre de 2019, de acordo com dados preliminares e não auditados divulgados.

- ELETROBRAS PNB avançava 2,37 por cento, um dia depois de encerrar em seu menor valor de fechamento desde 8 de março.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confiança de serviços do Brasil cai em setembro a menor nível em mais de um ano, diz FGV
China anuncia novas medidas de estímulo para atingir meta de crescimento de 2024
Índices da China registram melhor ganho semanal desde 2008 após estímulo econômico
BTG eleva projeção para Selic após fala de Campos Neto reforçar tom duro do Copom
Wall St fecha em alta com dados econômicos positivos dos EUA
Dólar cai ante real após China sinalizar mais estímulos econômicos