Bolsonaro confirma demissão de Vélez e anuncia Abraham Weintraub como ministro da Educação

Publicado em 08/04/2019 12:01

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro confirmou nesta segunda-feira a demissão de Ricardo Vélez do cargo de ministro da Educação e anunciou a indicação de Abraham Weintraub para ocupar o posto.

"Abraham é doutor, professor universitário e possui ampla experiência em gestão e o conhecimento necessário para a pasta. Aproveito para agradecer ao prof. Vélez pelos serviços prestados", disse Bolsonaro em publicação no Twitter.

A demissão de Vélez já era esperada, após Bolsonaro ter afirmado em entrevista na sexta-feira que o ministro poderia não continuar no posto.

Abraham Weintraub, o novo ministro da Educação, trabalhou na transição de governo (trabalhou na transição de governo)

Anunciado nesta 2ª feira (8.abr.2019) como novo ministro da Educação, Abraham Weintraub era o secretário-executivo da Casa Civil, comandada por Onyx Lorenzoni. Ele já trabalhava com a equipe de governo desde o período da transição entre a gestão de Michel Temer Bolsonaro no final de 2018.

Abraham e seu irmão Arthur Weintraub participaram da criação do programa de governo de Bolsonaro. Durante a transição de governo, estavam na área de Previdência na equipe econômica de Paulo Guedes.

Arthur também exerce 1 cargo no governo. É assessor especial da Presidência da República.

FORMAÇÃO

Abraham Weintraub é professor da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) desde julho de 2014 e especialista em direito previdenciário e em finanças.

Ele é mestre em administração pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e graduado em economia pela USP (Universidade de São Paulo).

Foi membro do comitê de Trading da BM&FBovespa. Além disso, também é ex-economista-chefe e ex-diretor do Banco Votorantim.

Um ministro que sabe fazer contas (em O Antagonista)

Quando Jair Bolsonaro ainda tinha menos de 15% nas pesquisas, Abraham Weintraub detectou sinais de seu crescimento e disse para O Antagonista que ele seria eleito.

Não era pensamento mágico, e sim cálculo matemático.

O novo ministro da Educação, Abraham Weintraub, falou a O Antagonista com exclusividade.

Ele disse que sua prioridade no MEC será a gestão, enfrentando eventuais resistências ideológicas com “pragmatismo, respeitando a lei e cumprindo o programa de governo”.

“Gosto de música clássica e de rock”, diz ministro sobre olavismo

Antes mesmo de assumir o MEC formalmente, Abraham Weintraub já virou alvo de ataques de diferentes grupos de interesse que estão de olho no bilionário orçamento da Educação.

Questionado por O Antagonista sobre as tentativas de vinculá-lo ao olavismo, Weintraub responde com uma metáfora musical.

“Gosto tanto de música clássica quanto de rock’n roll. Às vezes, também escuto MPB, especialmente naqueles momentos de dor de cotovelo.”

Funk, não.

 

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

BTG eleva projeção para Selic após fala de Campos Neto reforçar tom duro do Copom
Wall St fecha em alta com dados econômicos positivos dos EUA
Dólar cai ante real após China sinalizar mais estímulos econômicos
Ibovespa avança com suporte de Vale, mas Petrobras mina alta maior
Taxas de janeiro 2026 e janeiro 2027 têm alta firme em dia de avanço dos yields e fala de Campos Neto
Índice europeu STOXX 600 atinge recorde de fechamento com estímulo da China