CCJ do Senado aprova PEC do Orçamento impositivo, que pode ser votada ainda nesta 4ª em plenário

Publicado em 03/04/2019 17:46

BRASÍLIA (Reuters) - A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou a PEC do chamado Orçamento impositivo, que deve ser votada ainda nesta quarta-feira, segundo acordo selado entre líderes de bancada, o governo e os presidentes das duas Casas Legislativas.

O acordo também previa alterações na proposta, que deve voltar à Câmara dos Deputados quando tiver sua tramitação encerrada no Senado.

As mudanças envolvem a fixação de um escalonamento da meta de recursos a serem executados, e ainda a inclusão de dispositivo que obriga as bancadas a repetirem as emendas até que as obras em questão sejam concluídas.

Votada na última semana pela Câmara dos Deputados, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) torna obrigatória a execução de emendas coletivas no Orçamento da União.

O texto anteriormente aprovado por deputados previa que as emendas de bancadas estaduais e do Distrito Federal a serem executadas obrigatoriamente referem-se a programações de caráter estruturante até o montante global de 1 por cento da receita corrente líquida (RCL) realizada no exercício anterior ao da elaboração do Orçamento.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

BTG eleva projeção para Selic após fala de Campos Neto reforçar tom duro do Copom
Wall St fecha em alta com dados econômicos positivos dos EUA
Dólar cai ante real após China sinalizar mais estímulos econômicos
Ibovespa avança com suporte de Vale, mas Petrobras mina alta maior
Taxas de janeiro 2026 e janeiro 2027 têm alta firme em dia de avanço dos yields e fala de Campos Neto
Índice europeu STOXX 600 atinge recorde de fechamento com estímulo da China