Vale diz que não obteve declarações de estabilidade para 17 estruturas

Publicado em 01/04/2019 13:56

SÃO PAULO (Reuters) - A mineradora Vale informou que 17 estruturas da companhia, como barragens e diques, não obtiveram as chamadas Declarações de Condição de Estabilidade (DCEs), segundo comunicado nesta segunda-feira.

O anúncio vem em meio aos desdobramentos do rompimento de uma barragem da companhia em Brumadinho (MG) em janeiro que deixou mais de 300 mortos e desaparecidos e colocou as operações da companhia sob escrutínio das autoridades brasileiras.

Segundo a Vale, não foram obtidas novas declarações de estabilidade para suas barragens Sul Superior, da mina de Gongo Soco; B3/B4, da mina de Mar Azul; Vargem Grande, do Complexo de Vargem Grande; e Forquilha I, Forquilha II, Forquilha III e Grupo, do complexo de Fábrica, cujas DCEs venceram em 31 de março.

No comunicado ao mercado, a mineradora informou ainda que outras 10 estruturas, com estudos complementares e obras de reforço já em andamento, também não obtiveram as Declarações de Condição de Estabilidade.

São elas: Dique Auxiliar da Barragem 5, da Mina de Águas Claras; Dique B e barragem Capitão do Mato, da mina de Capitão do Mato; barragem Maravilhas II, do complexo de Vargem Grande; dique Taquaras, da mina de Mar Azul; barragem Marés II, do complexo de Fábrica; barragem Campo Grande, da mina de Alegria; barragem Doutor, da mina de Timbopeba; Dique 02 do sistema de barragens de Pontal, do complexo de Itabira; e Barragem VI, da mina do Córrego de Feijão.

A Vale disse ainda que outras 80 DCEs foram obtidas pela companhia para estruturas cujas declarações venceram em 31 de março.

(Por José Roberto Gomes)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

BTG eleva projeção para Selic após fala de Campos Neto reforçar tom duro do Copom
Wall St fecha em alta com dados econômicos positivos dos EUA
Dólar cai ante real após China sinalizar mais estímulos econômicos
Ibovespa avança com suporte de Vale, mas Petrobras mina alta maior
Taxas de janeiro 2026 e janeiro 2027 têm alta firme em dia de avanço dos yields e fala de Campos Neto
Índice europeu STOXX 600 atinge recorde de fechamento com estímulo da China