Atividade industrial da zona do euro contrai mais rápido em março, mostra PMI

Publicado em 01/04/2019 07:39 e atualizado em 01/04/2019 08:15

Por Jonathan Cable

LONDRES (Reuters) - As fábricas da zona do euro tiveram em março seu pior mês em quase seis anos e indicadores antecedentes apontam para dificuldades à frente, mostrou a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês).

O PMI de indústria final do IHS Markit caiu pelo oitavo mês, atingindo 47,5 de 49,3 em fevereiro, abaixo da preliminar e a leitura mais fraca desde abril de 2013.

O subíndice de produção recuou a 47,2 de 49,4, menor patamar desde abril de 2013 e o segundo mês seguido abaixo da marca de 50 que separa crescimento de contração.

Os resultados decepcionantes saíram depois que o Banco Central Europeu mudou sua perspectiva no mês passado. O banco adiou o momento de uma alta dos juros até 2020 no mínimo e disse que oferecerá aos bancos uma nova rodada de empréstimos baratos para ajudar a reanimar a economia.

Pesquisa da Reuters no mês passado apontou que o BCE pode ter perdido a oportunidade de elevar os juros antes da próxima recessão. <ECILT/EU>

O PMI sugere que a contração já está em andamento --as novas encomendas caíram no ritmo mais rápido em mais de seis anos e as fábricas reduziram as compras de matérias-primas conforme estocam produtos não vendidos.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

BTG eleva projeção para Selic após fala de Campos Neto reforçar tom duro do Copom
Wall St fecha em alta com dados econômicos positivos dos EUA
Dólar cai ante real após China sinalizar mais estímulos econômicos
Ibovespa avança com suporte de Vale, mas Petrobras mina alta maior
Taxas de janeiro 2026 e janeiro 2027 têm alta firme em dia de avanço dos yields e fala de Campos Neto
Índice europeu STOXX 600 atinge recorde de fechamento com estímulo da China