Moro prorroga uso da Força Nacional para garantir segurança em obras de Belo Monte

Publicado em 26/03/2019 12:09

SÃO PAULO (Reuters) - O ministro da Justiça, Sergio Moro, autorizou a prorrogação por 360 dias do uso da Força Nacional de Segurança Pública para "manutenção da ordem pública" nos locais em que se desenvolvem as obras da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará.

Segundo portaria no Diário Oficial da União, a medida vem após manifestação do Ministério de Minas e Energia sobre a necessidade das forças e visa "garantir a incolumidade das pessoas e patrimônio" na região.

O contingente a ser disponibilizado obedecerá a planejamento definido pelo Ministério da Justiça e o prazo de apoio ainda poderá ser novamente prorrogado, se necessário.

A autorização para uso da Força Nacional nas obras de Belo Monte tem sido renovada por diversas ocasiões pelo governo federal desde 2013, em meio a frequentes protestos da população local e indígenas.

A hidrelétrica, que será uma das maiores do mundo quando concluída, com investimentos de mais de 25 bilhões de reais, deverá ter as obras encerradas ainda neste ano, segundo projeção recente da estatal Eletrobras, maior acionista do empreendimento.

(Por Luciano Costa)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

BTG eleva projeção para Selic após fala de Campos Neto reforçar tom duro do Copom
Wall St fecha em alta com dados econômicos positivos dos EUA
Dólar cai ante real após China sinalizar mais estímulos econômicos
Ibovespa avança com suporte de Vale, mas Petrobras mina alta maior
Taxas de janeiro 2026 e janeiro 2027 têm alta firme em dia de avanço dos yields e fala de Campos Neto
Índice europeu STOXX 600 atinge recorde de fechamento com estímulo da China