China eleva importação de soja dos EUA em fevereiro com menor tensão comercial

Publicado em 25/03/2019 11:16

PEQUIM (Reuters) - As importações chinesas de soja dos Estados Unidos em fevereiro subiram ante janeiro, com as cargas reservadas após uma trégua na guerra comercial entre os dois países chegando aos portos do gigante asiático, de acordo com dados da alfândega publicados nesta segunda-feira.

A China importou 907.754 toneladas de soja dos EUA em fevereiro, ante 135.814 toneladas em janeiro, informou a Administração Geral das Alfândegas.

No entanto, isso ainda foi apenas uma fração perto dos 3,35 milhões de toneladas importados em fevereiro de 2018, já que as pesadas tarifas de Pequim sobre os embarques norte-americanos ainda restringiram as compras.

A China, maior importadora de soja do mundo, concordou em retomar algumas compras da commodity dos EUA depois que o presidente norte-americano, Donald Trump, e o presidente chinês Xi Jinping concordaram, em 1º de dezembro, com uma trégua de 90 dias na disputa comercial entre os países.

A China normalmente compra soja dos Estados Unidos no último trimestre e nos primeiros dois meses do ano, quando a colheita dos EUA domina o mercado. Mas os compradores chineses evitaram os produtos norte-americanos em meio à disputa comercial, buscando grãos brasileiros.

Segundo os dados da alfândega, a China comprou 1,986 milhão de toneladas de soja brasileira em fevereiro, 13 por cento acima do 1,75 milhão de toneladas em igual mês do ano passado.

(Por Hallie Gu e Dominique Patton)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

BTG eleva projeção para Selic após fala de Campos Neto reforçar tom duro do Copom
Wall St fecha em alta com dados econômicos positivos dos EUA
Dólar cai ante real após China sinalizar mais estímulos econômicos
Ibovespa avança com suporte de Vale, mas Petrobras mina alta maior
Taxas de janeiro 2026 e janeiro 2027 têm alta firme em dia de avanço dos yields e fala de Campos Neto
Índice europeu STOXX 600 atinge recorde de fechamento com estímulo da China