Alta do dólar impulsiona negócios de soja, diz Cepea

Publicado em 22/03/2019 18:17

SÃO PAULO (Reuters) - A forte desvalorização do real frente ao dólar observada nesta sexta-feira impulsionou o ritmo de negócios envolvendo a soja no mercado brasileiro, segundo avaliação do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP.

O dólar, que disparou nesta sexta-feira, fechando em alta de quase 3 por cento ante o real, na maior valorização diária desde maio de 2017, aqueceu os acordos com soja após um período de baixa liquidez, em que grande parte dos produtores segurou vendas, acrescentou o centro de análises.

"Sojicultores ainda mostram preferência por aguardar a finalização da colheita brasileira para fechar maiores negócios, diante das grandes diferenças na produtividade doméstica", disse o Cepea, lembrando que o mercado brasileiro também aguarda a definição da área a ser cultivada nos Estados Unidos.

Agentes de mercado esperam que parte da área de soja nos Estados Unidos seja substituída pelo cultivo de milho.

Quanto à safra 2019/20, também mais negociada nesta sexta-feira, a paridade de exportação indicou preços a 84,43 reais/saca para entrega em março de 2020 e a 85,63 reais/saca de 60 kg para entrega em maio de 2020, significativamente maiores do que no spot. "No geral, o maior interesse nessas comercializações é por parte dos compradores", disse o Cepea.

Ainda segundo o centro, muitas processadoras brasileiras de soja relataram dificuldades em fechar contratos para a compra do grão ao longo desta semana, tanto para o curto quanto para o médio prazos, devido à retração de vendedores em grande parte do período.

Segundo representantes da indústria consultados pelo Cepea, a disparidade entre as ofertas de compradores e os pedidos de vendedores, que chega a 5 reais/saca de 60 kg, tem limitado os acordos.

(Por Roberto Samora)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

BTG eleva projeção para Selic após fala de Campos Neto reforçar tom duro do Copom
Wall St fecha em alta com dados econômicos positivos dos EUA
Dólar cai ante real após China sinalizar mais estímulos econômicos
Ibovespa avança com suporte de Vale, mas Petrobras mina alta maior
Taxas de janeiro 2026 e janeiro 2027 têm alta firme em dia de avanço dos yields e fala de Campos Neto
Índice europeu STOXX 600 atinge recorde de fechamento com estímulo da China