México sinaliza melhoria de laços com os EUA no desenvolvimento e no comércio

Publicado em 20/03/2019 16:58

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, sinalizou nesta quarta-feira progresso entre seu país e os Estados Unidos sobre imigração e comércio, após conversas como um conselheiro de alto escalão do presidente norte-americano, Donald Trump.

Os dois vizinhos têm se chocado devido às diretrizes imigratórias e comerciais de Trump, que insiste em um muro na fronteira, mas López Obrador tem evitado críticas públicas.

Nesta quarta-feira, López Obrador, que tomou posse em dezembro, disse que teve um bom encontro com Jared Kushner, genro e conselheiro graduado de Trump, num jantar na noite de terça-feira na casa de um amigo mútuo na capital mexicana.

López Obrador disse que o México busca um acordo bilateral com Trump que inclui um plano de desenvolvimento de 10 bilhões de dólares para México e América Central voltado à imigração.

Ele deu a entender que acredita que os dois governos podem assinar tal acordo, mas não mencionou uma data. O foco, disse, seria gerar empregos para que mais imigrantes em potencial consigam encontrar trabalho em casa.

"O acordo bilateral garantiria investimentos de 10 bilhões de dólares na América Central e neste país para haver emprego, trabalho e para que a migração seja opcional", disse, repetindo uma proposta de campanha que fez como candidato no ano passado.

A gestão Trump vem tentando endurecer suas políticas com imigrantes que cruzam a fronteira EUA-México, a maioria vindos de Guatemala, Honduras e El Salvador, nações empobrecidas e assoladas pela violência.

(Por Miguel Angel Guteirrez)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St fecha em alta com dados econômicos positivos dos EUA
Dólar cai ante real após China sinalizar mais estímulos econômicos
Ibovespa avança com suporte de Vale, mas Petrobras mina alta maior
Taxas de janeiro 2026 e janeiro 2027 têm alta firme em dia de avanço dos yields e fala de Campos Neto
Índice europeu STOXX 600 atinge recorde de fechamento com estímulo da China
Yellen diz que EUA está a caminho de pouso suave e juros cairão para nível neutro