"É preciso aproveitar Paulo Guedes para acelerar as medidas liberalizantes" (por RODRIGO CONSTANTINO)

Publicado em 19/03/2019 04:07
Na Gazeta do Povo

Em artigo publicado no Estadão este sábado, Luis Felipe D’Ávila tenta convencer o leitor da importância de se aproveitar a brilhante equipe econômica liberal no governo para avançar com reformas importantes, a despeito de Bolsonaro. D’Ávila aponta a desastrosa incontinência verbal do presidente, sua vulgaridade de modos, ideias e comportamento, seu escárnio pela liturgia do cargo que ocupa, mas ainda assim convoca a sociedade brasileira para arregaçar as mangas e trabalhar em prol do país, para pressionar o Congresso pelas mudanças estruturais. Ele diz:

É preciso aproveitar o núcleo de excelência formado por Paulo Guedes no Ministério da Economia para acelerar as medidas liberalizantes de que o Brasil necessita para voltar a crescer. Não há tempo a perder. Guedes e sua equipe precisam ser mais ousados. Se aguardarem a aprovação da reforma da Previdência para engatar a segunda marcha das medidas infraconstitucionais, será tarde demais. 

Ele cita o projeto da lei a favor da liberdade econômica concebido pelo professor Carlos Ari Sundfeld, da Fundação Getúlio Vargas. “Lei da liberdade econômica é música para os ouvidos do setor privado. Ela pretende estabelecer padrões mínimos de regras e normas que colaborem para o aumento da competição de mercado e a redução da intervenção do Estado na economia”, explica.

D’Ávila é autor de um livro sobre lideranças e estadistas, que vai desde a instauração da República. Bolsonaro, como ele reconhece, não tem o perfil de um estadista. Mas ainda pode ser um, apesar de tudo. Se ao menos escutar mais seu “posto Ipiranga” e menos seu “guru” de Virgínia…

A meta deve ser destravar a economia das amarras do Estado, fundamental para a retomada do crescimento, da geração de empregos e da atração de investimento que impulsionarão o aumento da produtividade e da competitividade do País. Foco na reforma previdenciária, na desburocratização, na simplificação tributária e na abertura comercial. Se isso for feito, dá até para aguentar a cruzada dos templários que enxergam comunistas por todo canto…

É PRECISO APROVEITAR PAULO GUEDES NO MINISTÉRIO DA ECONOMIA PARA ACELERAR AS MEDIDAS LIBERALIZANTES DE QUE O BRASIL NECESSITA PARA VOLTAR A CRESCER (por Rodrigo Constantino)

Fonte: Gazeta do Povo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

BTG eleva projeção para Selic após fala de Campos Neto reforçar tom duro do Copom
Wall St fecha em alta com dados econômicos positivos dos EUA
Dólar cai ante real após China sinalizar mais estímulos econômicos
Ibovespa avança com suporte de Vale, mas Petrobras mina alta maior
Taxas de janeiro 2026 e janeiro 2027 têm alta firme em dia de avanço dos yields e fala de Campos Neto
Índice europeu STOXX 600 atinge recorde de fechamento com estímulo da China