Governo estuda subsidiar operações de hedge na bolsa

Publicado em 15/03/2019 18:21

Técnicos do governo estudam a criação de um mecanismo de subvenção de operações de hedge no mercado futuro de produtos agrícolas negociados em bolsa. Segundo o subsecretário de Política Agrícola e Ambiental da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia, Rogério Boueri, a medida está em fase inicial de elaboração, mas uma das preocupações que já estão no radar é ter segurança de que o apoio não servirá para financiar operações especulativas.

"Se a gente desenhar o instrumento direitinho, o produtor vai conseguir fazer um seguro contra o risco de queda de preço. O problema é que a gente tem poucas culturas listadas na B3. Fazer em bolsas internacionais é possível, mas é mais difícil. E a gente tem que desenhar de tal forma que não dê margem para que o produtor vire especulador", afirmou Boueri ao Valor.

Além de tentar estimular o mercado futuro, o governo prepara medidas para fortalecer e ampliar o seguro rural. O objetivo é deixar o setor menos vulnerável aos riscos inerentes ao negócio e, assim, proporcionar condições melhores de financiamento no mercado e reduzir as chances de o governo federal ser acionado futuramente para bancar novas renegociações de dívidas.

Leia a notícia na íntegra no site do Valor Econômico. 

 

Fonte: Valor Econômico

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa flerta com sinal positivo após Fed, mas volta ao vermelho
Fed reduz juros em 0,50 p.p. e cita "maior confiança" na inflação
Canaviais do centro-sul têm quebra de 7,4% em 24/25; fogo atinge 5% da área, diz CTC
Ações europeias terminam dia em baixa antes de decisão do Fed sobre juros
Eleições nos EUA: possíveis impactos no agronegócio brasileiro
Wall St abre em alta com expectativa por primeiro corte de juros do Fed em quatro anos