Estadão: 'Nosso grande parceiro é a China, em 2º lugar os EUA', diz Bolsonaro

Publicado em 15/03/2019 10:11

BRASÍLIA - Ao comentar a viagem que fará aos Estados Unidos no próximo domingo, 17, o presidente Jair Bolsonaro disse que quer se aproximar do país, mas ressaltou que a China é o principal parceiro comercial do Brasil. Bolsonaro falou sobre o assunto durante transmissão ao vivo no Facebook, na noite desta quinta-feira, 14.

"Como sempre disse na pré-campanha e na campanha, queremos nos aproximar do mundo todo. Os Estados Unidos podem ser com toda certeza um grande parceiro. O nosso grande parceiro econômico é China, em segundo lugar os Estados Unidos", disse o presidente.

Sentado ao seu lado, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, lembrou que Bolsonaro confirmou viagem à China este ano após reunião com o embaixador chinês, na semana passada. "No segundo semestre vamos à China", afirmou Mandetta. "Vamos à China, está certo aí", confirmou Bolsonaro nesta quinta.

O ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, disse que a visita aos EUA vai marcar a "retomada de uma parceria natural". "Infelizmente, nos últimos tempos essa parceria foi negligenciada. Parecia que qualquer parceria era boa até entrar os EUA", avaliou Araújo. O ministro disse que a parceria "pode voltar a ser essencial". "Evidentemente sem a exclusão de outras parcerias nossas", ponderou.

Fonte: Estadão

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Fed reduz juros em 0,50 p.p. e cita "maior confiança" na inflação
Canaviais do centro-sul têm quebra de 7,4% em 24/25; fogo atinge 5% da área, diz CTC
Ações europeias terminam dia em baixa antes de decisão do Fed sobre juros
Eleições nos EUA: possíveis impactos no agronegócio brasileiro
Wall St abre em alta com expectativa por primeiro corte de juros do Fed em quatro anos
Ibovespa recua pressionado por commodities antes de Fed; Braskem dispara