Decreto sobre subsídios para energia rural é alvo de estudo, diz MME

Publicado em 20/02/2019 14:12

Por Luciano Costa

SÃO PAULO (Reuters) - Um decreto que estabelece o corte gradual de subsídios nas tarifas de energia concedidos ao agronegócio e empresas de saneamento tem sido alvo de estudos entre o Ministério de Minas e Energia e outras áreas do governo, disse a pasta em nota à Reuters nesta quarta-feira.

A medida, assinada pelo ex-presidente Michel Temer e o então ministro de Energia Moreira Franco, tem sido fortemente questionada por parlamentares de diversos partidos, incluindo do PSL do presidente Jair Bolsonaro, que tentam cancelar sua validade.

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, defendeu no final de semana que o decreto seja rediscutido, mas afirmou na ocasião que o tema precisaria ser tratado junto à equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes.

"O Ministério de Minas e Energia estuda o assunto com os ministérios que também estão envolvidos com o tema --Agricultura, Economia, Ministério de Desenvolvimento Regional-- e Casa Civil", disse a pasta de Energia em nota, após questionamento da Reuters.

Um requerimento que pede urgência para a análise de um projeto de decreto legislativo (PDL) que sustaria a medida de Temer e Moreira Franco está sobre a mesa da Câmara dos Deputados para deliberação nesta semana.

A matéria foi apresentada pelo deputado Elmar Nascimento (DEM-BA), líder do maior bloco de partidos da Casa, composto por diversas siglas, incluindo o PSL.

O decreto alvo de questionamentos reduz em 20 por cento ao ano, a partir de 2019, os descontos na tarifa de energia dados a empresas de água e esgoto, serviços de irrigação, cooperativas rurais e clientes rurais.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lula diz que vai conversar com UE para que lei antidesmatamento não seja incluída em acordo com Mercosul
Dólar cai pela 5ª sessão com expectativa de alta de juros no Brasil e baixa nos EUA
Ações terminam quase estáveis, com ganhos iniciais sendo reduzidos antes da decisão do Fed
Ibovespa fecha em queda com blue chips à espera do Fed
Taxas de juros curtas caem e longas sobem em dia de alta dos yields e espera por BC e Fed
Projeto de lei propõe novas regras para criação de assentamentos rurais no Brasil