Reforma da Previdência dos militares deve ser enviada ao Congresso em 30 dias, diz Marinho

Publicado em 20/02/2019 12:44

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - O projeto com as mudanças na aposentadoria dos militares não foi apresentado nesta quarta-feira juntamente com a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma da Previdência e deverá ser enviado ao Congresso em 30 dias, disse o secretário de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho.

Ele acrescentou ainda que a PEC, entregue nesta quarta-feira ao Congresso pessoalmente pelo presidente Jair Bolsonaro, deve ser votada na Câmara dos Deputados em maio e que o texto enviado prevê uma economia de 1,072 trilhão de reais em 10 anos.

"Estamos trabalhando a equidade porque todos darão a sua contribuição, inclusive os militares. De hoje a 30 dias, o projeto será apresentado", disse Marinho a jornalistas no Congresso Nacional.

"Houve a definição por parte do presidente ontem em reunião na Presidência da República com todo o Estado Maior e com a Economia do prazo que foi estabelecido para apresentação do projeto dos militares", acrescentou.

O secretário explicou ainda que a proposta sobre a aposentadoria dos militares buscará compatibilizar cinco leis em uma única e que, por se tratar de legislação ordinária, essa proposta não exigirá os votos de 308 deputados e 49 senadores necessários para aprovar a PEC da Previdência.

"Dada a complexidade de compatibilizar cinco leis distintas, nós só vamos entregar daqui a 30 dias, ou seja, enquanto estiver tramitando o projeto da própria PEC", disse.

A equipe econômica já calculou que o texto em elaboração relativo aos militares promoverá uma economia de 92,3 bilhões de reais em 10 anos.

Marinho também defendeu a PEC entregue por Bolsonaro nesta quarta e afirmou que ataca a questão fiscal e os privilégios.

"Em linhas gerais, ataca o problema da desigualdade, é um ataque a privilégios, inclusive as alíquotas serão minoradas para 70 por cento daqueles que contribuem hoje para a Previdência Social", disse.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lula diz que vai conversar com UE para que lei antidesmatamento não seja incluída em acordo com Mercosul
Dólar cai pela 5ª sessão com expectativa de alta de juros no Brasil e baixa nos EUA
Ações terminam quase estáveis, com ganhos iniciais sendo reduzidos antes da decisão do Fed
Ibovespa fecha em queda com blue chips à espera do Fed
Taxas de juros curtas caem e longas sobem em dia de alta dos yields e espera por BC e Fed
Projeto de lei propõe novas regras para criação de assentamentos rurais no Brasil