Sem retrocessos nas promessas, Previdência chega à Câmara e mercados se ajustam

Publicado em 20/02/2019 10:56

A movimentação dos mercados nesta quarta-feira (20) deverá estar baseada no tom positivo da chegada das propostas da reforma previdenciária à Câmara. Como ontem, são ignoradas, até agora, as gravações de conversas entre o presidente Jair Bolsonaro e o ex-ministro Gustavo Bebianno, com os agentes preferindo apostar que não haverá desdobramento na base de apoio do governo atrapalhando a tramitação, enquanto aguardam para conhecerem todos os detalhes da futura Previdência.

O comportamento do câmbio repete a véspera. O dólar aumentou seu recuo desde a abertura e agora, em torno das 10h55 , perdia 0,46%, estando em R$ 3,69. A Bolsa de Valores, que tende a exprimir mais volatilidade por exterior e onda de balanços, vem com o Ibovespa positivo em 0,80/0,90, acima dos 98,5 mil pontos, e o Futuro ultrapassando os 99 mil pontos, também na mesma margem do índice dia.

O ânimo para negócios está mais serenado por alguns pontos que já são conhecidos da reforma a ser votada, como idade mínima para homens (65) e mulheres, tempo de transição e não concessão a servidores públicos, a ponto de criar mais dificuldades para estados e municípios.

Naturalmente que nas próximas horas o arranjo do Ministério da Fazenda será melhor escrutinado.

Do cenário global, as negociações de Estados Unidos e China continuam, mas com os analistas vendo fragilidades no otimismo que foi ventilado na semana passada.

E ainda dos Estados Unidos fica a expectativa de apresentação de ata do Federal Reserve (FED), que pode confirmar o anda mais suave em relação à política monetária.

Brexit segue no radar, com mais uma chance da primeira-ministra Thereza May negociar a saída da União Europeia (UE).

 

 

Por: Giovanni Lorenzon
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lula diz que vai conversar com UE para que lei antidesmatamento não seja incluída em acordo com Mercosul
Dólar cai pela 5ª sessão com expectativa de alta de juros no Brasil e baixa nos EUA
Ações terminam quase estáveis, com ganhos iniciais sendo reduzidos antes da decisão do Fed
Ibovespa fecha em queda com blue chips à espera do Fed
Taxas de juros curtas caem e longas sobem em dia de alta dos yields e espera por BC e Fed
Projeto de lei propõe novas regras para criação de assentamentos rurais no Brasil