PF deflagra 60ª fase da Lava Jato e prende operador financeiro de esquema na Odebrecht

Publicado em 19/02/2019 08:07

SÃO PAULO (Reuters) - A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira a 60ª fase da operação Lava Jato e prendeu um operador financeiro responsável por fornecer recursos para o esquema de propinas da empreiteira Odebrecht, informou a PF em nota.

A nova fase, batizada de Ad Infinitum, apura um esquema de lavagem de dinheiro existente entre 2010 e 2011 por meio do qual operadores financeiros repassavam dinheiro para o esquema de propinas da empreiteira, conhecido como Setor de Operações Estruturadas. Esses recursos posteriormente abasteceram campanhas eleitorais e foram usados no pagamento de propinas a agentes políticos, disse a PF.

Segundo a corporação, 46 policiais federais cumprem 12 mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva nas cidades de São Paulo, São José do Rio Preto, Guarujá e Ubatuba.

"O preso é um conhecido operador financeiro já indiciado em outras fases da operação Lava Jato e suspeito de ter fornecido grande parte dos recursos para a empresa. Também foi determinada ordem judicial de bloqueio de ativos financeiros dos investigados", informou a PF em nota, sem identificar o detido.

As investigações se basearam em depoimentos de colaboradores da Odebrecht e doleiros. A empreiteira, seus executivos e funcionários firmaram acordos de delação premiada com a Justiça.

(Por Eduardo Simões)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lula diz que vai conversar com UE para que lei antidesmatamento não seja incluída em acordo com Mercosul
Dólar cai pela 5ª sessão com expectativa de alta de juros no Brasil e baixa nos EUA
Ações terminam quase estáveis, com ganhos iniciais sendo reduzidos antes da decisão do Fed
Ibovespa fecha em queda com blue chips à espera do Fed
Taxas de juros curtas caem e longas sobem em dia de alta dos yields e espera por BC e Fed
Projeto de lei propõe novas regras para criação de assentamentos rurais no Brasil