Indian Oil assina primeiro acordo anual para compra de petróleo dos EUA

Publicado em 18/02/2019 16:00

Por Nidhi Verma e Florence Tan

NOVA DÉLHI/CINGAPURA (Reuters) - A Indian Oil, maior refinadora da Índia, assinou seu primeiro acordo anual para compra de petróleo dos EUA, pagando cerca de 1,5 bilhão de dólares por 60 mil barris por dia no ano até março de 2020, para diversificar suas fontes do produto, afirmou o presidente do conselho da empresa nesta segunda-feira.

A IOC, sigla pela qual é conhecida a empresa, é a primeira refinadora estatal indiana a comprar petróleo norte-americano sob um contrato anual, em um acordo que também ajudará a impulsionar o comércio entre Nova Délhi e Washington.

A empresa havia anteriormente comprado petróleo dos EUA em mercados à vista e assinado um acordo de curto prazo em agosto, para comprar 6 milhões de barris de petróleo norte-americano entre novembro e janeiro.

O presidente da IOC, Sanjiv Singh, declarou que o contrato anual começará em abril. Ele se recusou a dar o nome do vendedor ou detalhes dos preços, alegando confidencialidade.

Uma fonte no mercado, que não está autorizada a falar com a imprensa, disse que a IOC assinou um acordo petrolífera norueguesa Equinor, que fornecerá vários tipos de petróleo bruto norte-americano.

A Equinor, que estabeleceu um escritório em Nova Délhi para apoiar as vendas locais, recusou-se a comentar.

A Indian Oil compra cerca de 75 por cento de sua demanda por petróleo por meio de contratos de longo prazo, principalmente com países da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lula diz que vai conversar com UE para que lei antidesmatamento não seja incluída em acordo com Mercosul
Dólar cai pela 5ª sessão com expectativa de alta de juros no Brasil e baixa nos EUA
Ações terminam quase estáveis, com ganhos iniciais sendo reduzidos antes da decisão do Fed
Ibovespa fecha em queda com blue chips à espera do Fed
Taxas de juros curtas caem e longas sobem em dia de alta dos yields e espera por BC e Fed
Projeto de lei propõe novas regras para criação de assentamentos rurais no Brasil