China eleva importação de petróleo e registra compra recorde de gás em janeiro

Publicado em 14/02/2019 11:02

Por Chen Aizhu

CINGAPURA (Reuters) - As importações chinesas de petróleo em janeiro subiram 4,8 por cento em relação a igual período do ano anterior, mostraram dados da alfândega nesta quinta-feira, com as refinarias montando seus estoques antes do feriado de Ano Novo Lunar, que ocorreu no início de fevereiro.

As importações de gás natural para o maior importador do mundo subiram para um recorde mensal de 9,81 milhões de toneladas, superando o pico anterior de 9,23 milhões em dezembro, com importadores estatais aumentando as compras em antecipação a um esperado aumento da demanda por aquecimento.

A China, maior importadora de petróleo do mundo, recebeu 42,6 milhões de toneladas de óleo em janeiro, segundo dados divulgados pela Administração Geral da Alfândega Chinesa. Isso equivale a 10,03 milhões de barris por dia (bpd), o terceiro mês consecutivo em que as importações ultrapassaram a marca de 10 milhões de bpd.

As importações de janeiro caíram em relação ao recorde diário de 10,43 milhões de bpd em novembro, já que os processadores independentes reduziram as compras no mês passado devido a menores alocações de cotas para 2019.

Mas as compras das novas refinarias privadas Hengli Petrochemical e Zhejiang Petrochemical para operações de teste mantiveram os níveis de importação elevados.

(Por Chen Aizhu)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lula diz que vai conversar com UE para que lei antidesmatamento não seja incluída em acordo com Mercosul
Dólar cai pela 5ª sessão com expectativa de alta de juros no Brasil e baixa nos EUA
Ações terminam quase estáveis, com ganhos iniciais sendo reduzidos antes da decisão do Fed
Ibovespa fecha em queda com blue chips à espera do Fed
Taxas de juros curtas caem e longas sobem em dia de alta dos yields e espera por BC e Fed
Projeto de lei propõe novas regras para criação de assentamentos rurais no Brasil