MPF vai à Justiça contra parte do decreto de Bolsonaro que mudou regras para registro de armas

Publicado em 13/02/2019 14:08

BRASÍLIA (Reuters) - O Ministério Público Federal em Goiás (MPF-GO) entrou com ação para anular os efeitos de trechos do decreto editado pelo governo Jair Bolsonaro que flexibilizou as regras para o registro e posse de armas no país.

O MPF alega que as mudanças trazidas com o decreto, mais do que configurarem simples mudança de política governamental, acabam por trazer disposições contrárias à legislação referente ao assunto, o Estatuto do Desarmamento.

"Ora, o sistema estabelecido texto legal prevê a análise prévia, individualizada, pessoal e específica; não pode o decreto querer contornar a lei por intermédio do estabelecimento de presunção generalizada de efetiva necessidade", diz a ação.

"Isso porque, segundo o apontamento do Atlas da Violência 2018 adotado como parâmetro, todos, absolutamente todos os Estados da República Federativa do Brasil possuem os índices adotados como parâmetro (contrário à lei) para configuração da efetiva necessidade", completa.

O processo, que foi movido por um procurador da República lotado em Jataí, no interior de Goiás, pede à Justiça a concessão de uma liminar para suspender os processos de análise e concessão de novos Certificados de Registro de Armas de Fogo (CRFAs) pela delegacia da Polícia Federal naquele município, até a análise do mérito da presente ação.

No julgamento do mérito da ação, o MPF quer que seja declarado ilegal trechos do decreto de Bolsonaro e obrigue a delegacia a não emitir os certificados "sem a análise prévia, específica, pessoal e individualizada do requisito legal de efetiva necessidade", voltando a adotar a sistemática anterior à nova norma.

(Reportagem de Ricardo Brito)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lula diz que vai conversar com UE para que lei antidesmatamento não seja incluída em acordo com Mercosul
Dólar cai pela 5ª sessão com expectativa de alta de juros no Brasil e baixa nos EUA
Ações terminam quase estáveis, com ganhos iniciais sendo reduzidos antes da decisão do Fed
Ibovespa fecha em queda com blue chips à espera do Fed
Taxas de juros curtas caem e longas sobem em dia de alta dos yields e espera por BC e Fed
Projeto de lei propõe novas regras para criação de assentamentos rurais no Brasil