Mercado reduz projeção para inflação este ano pela 4ª semana, a 3,87%

Publicado em 11/02/2019 12:10

SÃO PAULO (Reuters) - Os economistas consultados na pesquisa Focus do Banco Central voltaram a reduzir sua perspectiva para a inflação neste ano pela quarta semana seguida e ainda mais abaixo do centro da meta, mantendo o cenário de estabilidade da taxa básica de juros.

O levantamento divulgado nesta segunda-feira mostrou que a projeção para a alta do IPCA em 2019 caiu a 3,87 por cento, de 3,94 por cento na semana anterior. Para 2020 permanece a expectativa de inflação de 4 por cento.

O centro da meta oficial de 2019 é de 4,25 por cento e, de 2020, de 4 por cento, ambos com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.

As contas para o dólar também permaneceram inalteradas, com a moeda estimada em 3,70 reais no fim de 2019 e 3,75 reais em 2020.

Para a atividade econômica, as perspectivas não mudaram, com a estimativa para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2,5 por cento tanto para este ano quanto o próximo.

A pesquisa semanal com uma centena de economistas mostrou ainda que a taxa básica de juros Selic deve permanecer inalterada no atual piso histórico de 6,5 por cento no fim de 2019, subindo a 8 por cento no fim do próximo ano. O Top-5, grupo dos que mais acertam as previsões, vê o mesmo cenário.

(Por Camila Moreira)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lula diz que vai conversar com UE para que lei antidesmatamento não seja incluída em acordo com Mercosul
Dólar cai pela 5ª sessão com expectativa de alta de juros no Brasil e baixa nos EUA
Ações terminam quase estáveis, com ganhos iniciais sendo reduzidos antes da decisão do Fed
Ibovespa fecha em queda com blue chips à espera do Fed
Taxas de juros curtas caem e longas sobem em dia de alta dos yields e espera por BC e Fed
Projeto de lei propõe novas regras para criação de assentamentos rurais no Brasil