Bolsonaro anuncia general Jesus Corrêa para comandar o Incra

Publicado em 09/02/2019 15:58

SÃO PAULO (Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro anunciou neste sábado em sua conta no Twitter a nomeação do general Jesus Corrêa como presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

"Tenho a satisfação de anunciar o general de Exército Jesus Corrêa como novo presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra)", escreveu o presidente, que está internado no hospital Albert Einstein em São Paulo se recuperando de uma cirurgia, na rede social.

Sob a reorganização do governo federal, determinada por Bolsonaro na medida provisória 870, o Incra passou a responder ao Ministério da Agricultura. Além da reforma agrária, o órgão também é responsável pela demarcação de terras quilombolas.

Durante a campanha eleitoral do ano passado, Bolsonaro criticou a demarcação de terras indígenas e quilombolas. Ele também defendeu classificar como terrorismo a invasão de terras realizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) e rejeitou dialogar com o grupo.

Jesus Corrêa se torna mais um militar a fazer parte do governo Bolsonaro, que é capitão do Exército na reserva.

Entre os militares que compõem o governo estão, por exemplo, os generais Augusto Heleno, ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); Carlos Alberto Santos Cruz, ministro da Secretaria de Governo, e Hamilton Mourão, vice-presidente da República. Os ministros do GSI e da Secretaria de Governo têm seus gabinetes no Palácio do Planalto.

PENTE FINO

O  secretário de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura, Nabhan Garcia, disse a O Globo que o novo chefe do Incra terá a missão de fazer um pente-fino na autarquia.

“Não tem mais lugar no Incra para invasor de propriedade. Recebemos uma herança deste posicionamento político, sendo necessário uma reestruturação. Não terá mais essa ideologia [do governo do PT]. É um novo governo.”

“Precisamos de pessoas com posicionamento mais firme  para colocar a casa em ordem. É preciso fazer uma espécie de pente-fino nas instituições envolvidas com as questões agrárias. Precisamos apurar muita coisa porque dinheiro público não é brincadeira”, afirmou.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lula diz que vai conversar com UE para que lei antidesmatamento não seja incluída em acordo com Mercosul
Dólar cai pela 5ª sessão com expectativa de alta de juros no Brasil e baixa nos EUA
Ações terminam quase estáveis, com ganhos iniciais sendo reduzidos antes da decisão do Fed
Ibovespa fecha em queda com blue chips à espera do Fed
Taxas de juros curtas caem e longas sobem em dia de alta dos yields e espera por BC e Fed
Projeto de lei propõe novas regras para criação de assentamentos rurais no Brasil