TRF-4 confirma juiz Luiz Bonat para substituir Sérgio Moro na Lava Jato

Publicado em 08/02/2019 17:08

Por Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA (Reuters) - O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) homologou nesta sexta-feira o nome do juiz federal Luiz Bonat como titular da 13ª Vara Federal de Curitiba, que cuida dos julgamentos da operação Lava Jato.

Bonat, de 64 anos, assumirá a Vara no lugar do atual ministro da Justiça, Sérgio Moro, que deixou o cargo em dezembro respondendo ao convite do presidente Jair Bolsonaro para fazer parte do governo.

O nome de Bonat já havia sido anunciado há duas semanas. Seguindo as regras de substituição nos tribunais federais, de maior tempo no posto, ele era o primeiro na lista de candidatos a substituto de Moro. Seu nome foi aprovado na tarde desta sexta em uma reunião de 15 minutos do Conselho de Administração do TRF-4.

Antes de ser escolhido para a 13ª Vara, Bonat era titular da 21ª Vara de Curitiba, especializada em matéria previdenciária.

Juiz há 25 anos, o novo juiz da Lava Jato é especialista em direito público e já tem experiência na área criminal. Atuou na 1ª Vara Federal de Foz do Iguaçu (PR), na 1ª Vara Federal de Criciúma (SC) e na 3ª Vara Criminal Federal de Curitiba. Nesta última, foi o responsável por parte das condenações do caso Banestado.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lula diz que vai conversar com UE para que lei antidesmatamento não seja incluída em acordo com Mercosul
Dólar cai pela 5ª sessão com expectativa de alta de juros no Brasil e baixa nos EUA
Ações terminam quase estáveis, com ganhos iniciais sendo reduzidos antes da decisão do Fed
Ibovespa fecha em queda com blue chips à espera do Fed
Taxas de juros curtas caem e longas sobem em dia de alta dos yields e espera por BC e Fed
Projeto de lei propõe novas regras para criação de assentamentos rurais no Brasil