Defesa da JBS insiste em integrar processo no STF sobre rescisão de delação de executivos da empresa

Publicado em 05/02/2019 13:06

BRASÍLIA (Reuters) - A defesa da JBS apresentou um novo pedido ao ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), para fazer parte como assistente no processo que discute a eventual rescisão da delação premiada feita por executivos da empresa.

Os advogados da empresa querem reverter decisão de Fachin de dezembro que havia rejeitado a admissão da JBS como assistente simples na ação que questiona a colaboração dos executivos da empresa. Na ocasião, o ministro disse não haver "causa e efeito" necessária para vincular a eventual rescisão da delação com a possível rescisão do acordo de leniência da JBS.

A defesa do grupo, contudo, argumenta que há um único acordo por meio de 2 instrumentos distintos. "(...) Um dedicado ao tratamento de ilícitos penais, aplicável aos colaboradores pessoas naturais e outro voltado a equacionar os efeitos econômico-financeiros a serem suportados pelas sociedades empresárias que teriam se beneficiado de tais ilícitos", destaca.

A delação dos executivos da J&F --uma das maiores já ocorridas no Brasil, tendo como alvo o ex-presidente Michel Temer-- foi alvo de dois pedidos de rescisão por supostas irregularidades.

O primeiro foi feito pelo ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot em 2017 em relação ao empresário Joesley Batista e ao executivo Ricardo Saud. Ano passado, a atual procuradora-geral, Raquel Dodge, pediu as rescisões do empresário Wesley Batista e Francisco de Assis e Silva, ex-diretor da empresa.

Os advogados querem que Fachin reveja a sua decisão ou, se não for o caso, submeta-a a um colegiado para apreciação.

(Por Ricardo Brito)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lula diz que vai conversar com UE para que lei antidesmatamento não seja incluída em acordo com Mercosul
Dólar cai pela 5ª sessão com expectativa de alta de juros no Brasil e baixa nos EUA
Ações terminam quase estáveis, com ganhos iniciais sendo reduzidos antes da decisão do Fed
Ibovespa fecha em queda com blue chips à espera do Fed
Taxas de juros curtas caem e longas sobem em dia de alta dos yields e espera por BC e Fed
Projeto de lei propõe novas regras para criação de assentamentos rurais no Brasil