Trump diz a parlamentares que acordo sobre segurança de fronteira precisa incluir muro

Publicado em 30/01/2019 16:02

Por Richard Cowan

WASHINGTON (Reuters) - Com pouco tempo para elaborar um acordo sobre o financiamento de operações de segurança na fronteira dos Estados Unidos com o México, um grupo bipartidário de parlamentares deve se reunir em sessão pública nesta quarta-feira, enquanto o presidente norte-americano, Donald Trump, mantém a demanda pela construção de um muro entre os dois países.

Negociadores do Congresso têm como prazo o dia 15 de fevereiro para chegar a um acordo que financie diversas agências federais, incluindo o Departamento de Segurança Interna e suas operações de fronteira, até o dia 30 de setembro.

Realisticamente, os parlamentares republicanos e democratas têm cerca de uma semana para resolver suas diferenças e ainda dar à Câmara dos Deputados e ao Senado tempo suficiente para debater e votar qualquer acordo.

Uma paralisação parcial de agências federais que durou 35 dias foi desencadeada em 22 de dezembro quando Trump se recusou a sancionar projetos de lei orçamentários que não continham 5,7 bilhões de dólares para a construção de um muro ao longo da fronteira sul dos Estados Unidos.

Enfrentando forte oposição na Câmara dos Deputados, controlada pelos democratas, Trump cedeu na sexta-feira, concordando em reabrir temporariamente agências federais sem os 5,7 bilhões de dólares. Em troca, o Congresso concordou em realizar um painel especial para negociar um acordo de segurança de fronteira.

Trump tem ameaçado retomar a mais longa paralisação da história dos EUA se o painel não chegar a um meio-termo, ou se elaborar um plano do qual ele não goste.

Em publicação no Twitter nesta quarta-feira, Trump advertiu: “Se o comitê de republicanos e democratas que está se reunindo agora sobre a segurança de fronteira não estiver discutindo ou contemplando um muro ou barreira física, eles estão perdendo o seu tempo.”

Barreiras físicas têm há muito sido instaladas em partes da fronteira para conter a entrada de drogas e de imigrantes ilegais, e mais estão em andamento.

(Reportagem de Richard Cowan e Susan Cornwell)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lula diz que vai conversar com UE para que lei antidesmatamento não seja incluída em acordo com Mercosul
Dólar cai pela 5ª sessão com expectativa de alta de juros no Brasil e baixa nos EUA
Ações terminam quase estáveis, com ganhos iniciais sendo reduzidos antes da decisão do Fed
Ibovespa fecha em queda com blue chips à espera do Fed
Taxas de juros curtas caem e longas sobem em dia de alta dos yields e espera por BC e Fed
Projeto de lei propõe novas regras para criação de assentamentos rurais no Brasil