IGP-M avança 0,01% em janeiro com aumento dos preços ao consumidor, diz FGV

Publicado em 30/01/2019 08:51

SÃO PAULO (Reuters) - A pressão sobre os preços ao consumidor aumentou e o Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) passou a registrar variação positiva de 0,01 por cento em janeiro, sobre recuo de 1,08 por cento em dezembro, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quarta-feira.

No mês, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que tem peso de 30 por cento no índice geral, passou a subir 0,58 por cento, ante avanço de 0,04 por cento em dezembro.

A maior contribuição para o resultado partiu do grupo Habitação, que passou a subir 0,41 por cento, depois de ter recuado 0,21 por cento antes.

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que responde por 60 por cento do índice geral e apura a variação dos preços no atacado, teve queda de 0,26 por cento em janeiro, contra recuo de 1,67 por cento no mês anterior.

O IPA mostrou que os preços das Matérias-Primas Brutas tiveram destaque ao atenuar a queda a 0,30 por cento em janeiro, ante recuo de 2,45 por cento no mês anterior. Vale mencionar o comportamento dos itens minério de ferro, leite in natura e mandioca.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), por sua vez, acelerou a alta a 0,40 por cento no período, de 0,13 por cento antes.

O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de aluguel de imóveis.

(Por Stéfani Inouye)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lula diz que vai conversar com UE para que lei antidesmatamento não seja incluída em acordo com Mercosul
Dólar cai pela 5ª sessão com expectativa de alta de juros no Brasil e baixa nos EUA
Ações terminam quase estáveis, com ganhos iniciais sendo reduzidos antes da decisão do Fed
Ibovespa fecha em queda com blue chips à espera do Fed
Taxas de juros curtas caem e longas sobem em dia de alta dos yields e espera por BC e Fed
Projeto de lei propõe novas regras para criação de assentamentos rurais no Brasil