Secretário de Estado dos EUA demonstra otimismo com bom resultado em negociação entre EUA e China

Publicado em 22/01/2019 14:31

DAVOS, Suíça (Reuters) - O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, demonstrou otimismo nesta terça-feira em relação a um bom resultado nas negociações comerciais com a China e disse que um conflito entre os dois países pode ser evitado.

Pompeo, falando por vídeo ao Fórum Econômico Mundial de Davos, referia-se às negociações pensadas para evitar a ameaça do presidente dos EUA, Donald Trump, de elevar mais as tarifas sobre 200 bilhões de dólares em importações chinesas até o início de março.

Pompeo começou descrevendo a China como beligerante em relação a seus vizinhos e "adotando o totalitarismo" em casa, mas disse que a disputa pode ser resolvida se Pequim aceitar os princípios do comércio aberto e justo e a proteção da propriedade intelectual.

"Há aqueles que dizem que um conflito de superpoderes entre nossos países é inevitável. Não vemos deste modo", disse ele.

Em referência à próxima rodada de negociações, marcada para 30 e 31 de janeiro em Washington, ele acrescentou: "estou otimista de que receberemos eles bem e que teremos um bom resultado dessas conversas."

(Reportagem de Mark Trevelyan)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Projeto de lei propõe novas regras para criação de assentamentos rurais no Brasil
Carros elétricos podem atingir 24% do mercado da UE até 2025, diz T&E
Apex assina convênios de R$ 537 milhões para incentivar exportação
STOXX 600 fecha no pico de 2 semanas antes de decisão do Fed
Ibovespa opera em compasso de espera por decisões de política monetária
Dólar ronda estabilidade com força no exterior compensada por expectativa de alta na Selic