Ministro de Minas e Energia completa equipe de secretários com ex-executivo da AES

Publicado em 22/01/2019 10:13

SÃO PAULO (Reuters) - O ministro de Minas e Energia, almirante Bento Albuquerque, nomeou para a secretaria de Energia Elétrica da pasta um ex-executivo do grupo norte-americano AES, Ricardo Cyrino, segundo publicação no Diário Oficial desta terça-feira, concluindo assim a formação de sua equipe de secretários.

Cyrino, que tem mais de 30 anos de experiência no mercado de energia elétrica e já passou também pela gestora Pátria Investimentos e pela CPFL Energia, junta-se a uma equipe formada principalmente por profissionais que já atuavam no ministério.

A secretária-executiva, Marisete Pereira, está na pasta desde 2005 e chefiava a assessoria econômica antes de ser escolhida para o posto. Ela ainda trabalhou de 1987 a 2005 na Eletrosul, subsidiária da Eletrobras na região Sul.

O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético, Reive Barros, estava na presidência da estatal Empresa de Pesquisa Energética (EPE) desde abril de 2018. Antes, foi diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e trabalhou na Chesf, empresa da Eletrobras focada na região Nordeste.

Para a secretaria de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, o ministro decidiu trazer de volta Márcio Félix, ex-executivo da área internacional da estatal Petrobras que chefiou a secretaria durante parte do governo de Michel Temer, quando também chegou a ser secretário-executivo do ministério.

Já a secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral será ocupada por Alexandre Vidigal de Oliveira, juiz federal aposentado.

Além desses nomes, o ministro também nomeou como secretário-executivo-adjunto o doutor em engenharia civil Bruno Eustáquio, que atuou antes na Secretaria Especial do Programa de Parceria de Investimentos da Presidência da República; e como secretária-adjunta de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis a antes consultora jurídica da pasta de Minas e Energia, Renata Beckert Isfer.

O governo ainda publicou nesta terça-feira a nomeação de Roberto Pinheiro Klein Júnior para o cargo de chefe da Assessoria Especial de Acompanhamento de Políticas, Estratégias e Desempenho Setoriais do ministério, de acordo com o Diário Oficial.

(Por José Roberto Gomes e Luciano Costa)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Projeto de lei propõe novas regras para criação de assentamentos rurais no Brasil
Carros elétricos podem atingir 24% do mercado da UE até 2025, diz T&E
Apex assina convênios de R$ 537 milhões para incentivar exportação
STOXX 600 fecha no pico de 2 semanas antes de decisão do Fed
Ibovespa opera em compasso de espera por decisões de política monetária
Dólar ronda estabilidade com força no exterior compensada por expectativa de alta na Selic