Fux manda para 1ª instância ação que tenta barrar candidatura de Renan à presidência do Senado

Publicado em 21/01/2019 14:15

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente em exercício do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, decidiu remeter para a primeira instância uma ação popular, apresentada por um integrante do Movimento Brasil Livre, que tenta barrar uma eventual candidatura do senador Renan Calheiros (MDB-AL) à presidência daquela Casa Legislativa.

Na decisão, tomada na sexta-feira, Fux entendeu que não compete ao STF analisar ações populares e destacou não ter sido apontada no processo qualquer hipótese que atrairia a atuação do Supremo.

O integrante do MBL sustentava na ação que a possibilidade de Renan se candidatar e, eventualmente, ocupar a presidência do Congresso atenta mortalmente contra "a moralidade administrativa, as instituições democráticas, a Pátria e contra o povo dessa nação”. O argumento é o de que o senador responde a investigações criminais no STF por improbidade administrativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

"Declino da competência desta corte e, com fundamento no art. 64, § 3º, da mesma norma, determino a remessa dos autos à Justiça Federal, juízo competente para julgamento do feito", disse Fux, na decisão de sexta-feira tornada pública nesta segunda-feira.

Renan --que ainda não é candidato declarado-- tem feito um movimento de aproximação com o governo Jair Bolsonaro, apesar dos vários gestos em defesa de candidaturas petistas nas eleições e até da liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Nesta segunda-feira, o senador negou no Twitter que seja candidato, mas ressaltou que a decisão cabe à bancada do MDB.

"Olha, não quero ser presidente do Senado. Os alagoanos me reelegeram para ser bom senador, não presidente.

Já fui várias vezes, em momentos também difíceis. A decisão caberá à bancada, e temos outros nomes", disse Renan na rede social.

(Reportagem de Ricardo Brito; Edição de Alexandre Caverni)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STOXX 600 fecha no pico de 2 semanas antes de decisão do Fed
Ibovespa opera em compasso de espera por decisões de política monetária
Dólar ronda estabilidade com força no exterior compensada por expectativa de alta na Selic
IGP-10 desacelera para 0,18% em setembro contra expectativa de aceleração, mostra FGV
Confiança dos investidores alemães cai mais do que o esperado em setembro
Ações de Hong Kong sobem com setor imobiliário antes da decisão do Fed