Williams, do Fed, diz que política de juros deve ser paciente e dependente de dados

Publicado em 18/01/2019 13:33

Por Trevor Hunnicutt

SOMERSET, Estados Unidos (Reuters) - O Federal Reserve precisa ser paciente e se guiar pelos dados econômicos ao considerar um aumento da taxa de juros, disse o presidente do Fed de Nova York, John Williams, reforçando o compromisso do banco central de esperar para determinar a melhor abordagem.

Williams disse que as pressões inflacionárias continuam moderadas, mas que se os "ventos" econômicos que impulsionaram a economia em 2019 "perderem a força", inclusive devido à paralisação parcial do governo dos Estados Unidos.

"A abordagem de que precisamos é a de prudência, paciência e bom senso - o lema da 'dependência de dados' é mais relevante do que nunca", disse ele em comentários preparados para um discurso à Associação de Bancos de Nova Jersey.

"Se o crescimento continuar a avançar bem acima dos níveis sustentáveis, juros um pouco mais altos podem ser necessários em algum momento. No entanto, se as condições se mostrarem menos fortalecidas, então ajustarei minhas opiniões de acordo."

As declarações vêm em um momento em que as autoridades do Fed sinalizam que estão dispostas a esperar para realizar mais aumentos de juros, até que tenham uma melhor compreensão sobre se a desaceleração do crescimento global e a volatilidade do mercado financeiro vão reduzir as perspectivas econômicas norte-americanas.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar ronda estabilidade com força no exterior compensada por expectativa de alta na Selic
IGP-10 desacelera para 0,18% em setembro contra expectativa de aceleração, mostra FGV
Confiança dos investidores alemães cai mais do que o esperado em setembro
Ações de Hong Kong sobem com setor imobiliário antes da decisão do Fed
S&P fica estável e Nasdaq cai pressionado por ações de tecnologia antes da decisão do Fed
Ibovespa fecha no azul com aval de Petrobras, mas Embraer pesa