Powell diz que Fed pode ser paciente enquanto economia dos EUA evolui em 2019

Publicado em 10/01/2019 15:48

WASHINGTON (Reuters) - O chairman do Federal Reserve, Jerome Powell, disse na quinta-feira que o banco central norte-americano tem capacidade de ser paciente em relação à política monetária, e minimizou as previsões dos formuladores de política sugerindo que os juros vão subir duas vezes neste ano.

"Especialmente com a inflação baixa e sob controle, temos a capacidade de sermos pacientes e vigiarmos com paciência e cuidado enquanto ... descobrimos qual dessas duas narrativas será a história de 2019", disse ele sobre o bom momento nos dados econômicos e, por outro lado, preocupações nos mercados financeiros sobre os riscos.

"Não existe tal plano", acrescentou Powell quando questionado no Economic Club de Washington sobre as previsões de dezembro dos formuladores de políticas do Fed, mostrando que esperam uma mediana de mais dois aumentos de juros em 2019, depois de quatro no ano passado. "Isso dependia de uma perspectiva muito forte para 2019, uma perspectiva que ainda pode acontecer", acrescentou.

(Por Howard Schneider e Jonathan Spicer)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

IGP-10 desacelera para 0,18% em setembro contra expectativa de aceleração, mostra FGV
Confiança dos investidores alemães cai mais do que o esperado em setembro
Ações de Hong Kong sobem com setor imobiliário antes da decisão do Fed
S&P fica estável e Nasdaq cai pressionado por ações de tecnologia antes da decisão do Fed
Ibovespa fecha no azul com aval de Petrobras, mas Embraer pesa
Dólar tem baixa firme sob influência externa e se reaproxima de R$5,50