Powell, chairman do Fed, promete paciência e sensibilidade do BC aos riscos de baixa

Publicado em 04/01/2019 13:51

ATLANTA (Reuters) - O chairman do Federal Reserve, Jerome Powell, em um movimento para acalmar os mercados financeiros preocupados com a desaceleração econômica dos Estados Unidos, disse que apesar do bom momento, o banco central norte-americano será sensível aos riscos de baixa da economia que o mercado está precificando.

"Seremos pacientes ao observarmos como a economia vai evoluir", disse Powell à Associação Econômica Americana, acrescentando que o Fed não está em um caminho pré-definido de aumento de juros e sugerindo que o banco central pode fazer uma pausa em seu ciclo de aperto monetário, assim como aconteceu em 2016. "Estamos sempre preparados para mudar a postura da política monetária se maneira significativa", se necessário.

Powell também disse que não recebeu nenhum comunicado direto da Casa Branca sobre seu desempenho no cargo e que não vai renunciar, mesmo que o presidente dos EUA, Donald Trump, peça a ele.

Trump, que escolheu Powell para liderar o Federal Reserve em fevereiro do ano passado, tem criticado intensa e publicamente o Fed, particularmente Powell, acusando-o de prejudicar a economia ao elevar os juros. Powell disse que não possui nenhuma reunião agendada com Trump.

(Por Howard Schneider)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confiança dos investidores alemães cai mais do que o esperado em setembro
Ações de Hong Kong sobem com setor imobiliário antes da decisão do Fed
S&P fica estável e Nasdaq cai pressionado por ações de tecnologia antes da decisão do Fed
Ibovespa fecha no azul com aval de Petrobras, mas Embraer pesa
Dólar tem baixa firme sob influência externa e se reaproxima de R$5,50
Inflação dos EUA está em ponto de inflexão e foco deveria migrar para emprego, diz assessora da Casa Branca