Governo dos EUA diz que China não conseguiu alterar as práticas comerciais "injustas e irracionais"

Publicado em 21/11/2018 10:15

Por David Lawder

WASHINGTON (Reuters) - O governo Trump informou na terça-feira que a China não conseguiu alterar suas práticas "injustas" em meio a um conflito comercial entre os Estados Unidos e a China, aumentando as tensões antes de uma reunião de alto risco no final deste mês entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente chinês, Xi Jinping.

As informações foram divulgadas em uma atualização da "Seção 301" do Representante de Comércio dos EUA sobre as políticas de propriedade intelectual e transferência de tecnologia da China, que provocou a imposição de tarifas norte-americanas sobre 50 bilhões de dólares em produtos chineses, que posteriormente aumentaram para 250 bilhões de dólares.

"Concluímos essa atualização como parte do esforço de monitoramento e fiscalização do governo", disse o representante de Comércio dos EUA, Robert Lighthizer, em comunicado.

"Esta atualização mostra que a China não alterou fundamentalmente suas práticas injustas, irracionais e que distorcem o mercado, que foram objeto do relatório de março de 2018 sobre nossa investigação da Seção 301".

Na atualização, o órgão disse que descobriu que a China não respondeu "de forma construtiva" à seção inicial de 301 relatórios e não tomou nenhuma ação substancial para tratar das preocupações dos EUA. Acrescentou que a China deixou claro que não mudará suas políticas em resposta à investigação inicial.

A atualização disse que apesar do relaxamento de algumas restrições de propriedade estrangeira, "o governo chinês tem persistido em usar restrições ao investimento estrangeiro para exigir ou pressionar a transferência de tecnologia de empresas dos EUA para entidades chinesas".

O Ministério do Comércio da China não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Peso argentino se estabiliza após liberalização da taxa de câmbio apoiada pelo FMI
Wall Street abre em leve alta enquanto investidores avaliam possíveis isenções de tarifas
Stonex mantém previsão de consumo diesel em recorde de 69,3 bi de litros
Mercado reduz projeções para déficit primário e dívida pública em 2025 e 2026, mostra Prisma
Ibovespa hesita na abertura após duas altas seguidas
Dólar oscila pouco enquanto mercados buscam clareza em tarifas dos EUA
undefined