Trump diz que "não está feliz" com aumento dos juros nos EUA

Publicado em 19/07/2018 14:50

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em entrevista à CNBC nesta quinta-feira que não está "feliz" com a decisão do Federal Reserve, banco central do país, de elevar a taxa de juros.

"Não estou feliz", disse ele em entrevista, de acordo com a CNBC. "Porque estamos elevando e, toda vez que se eleva, eles querem aumentar os juros de novo. Eu não estou feliz com isso. Mas ao mesmo tempo estou deixando eles fazerem o que acham que é melhor."

"Eu não gosto de todo esse trabalho que estamos fazendo em relação à economia e então vejo os juros subindo", disse ele, segundo a CNBC.

Trump acrescentou que está preocupado que as altas de juros pelo Fed podem colocar os EUA em "desvantagem" enquanto banco central do Japão e o Banco Central Europeu (BCE) mantêm sua política monetária frouxa, disse a CNBC.

As declarações à CNBC não foram a primeira vez que Trump afastou-se da prática de longa data de presidentes norte-americanos de evitar comentar a política do Fed e o valor do dólar.

O índice do dólar ante uma cesta de moedas passou a cair após as declarações de Trump de que a moeda norte-americana forte "nos coloca em desvantagem", enquanto os rendimentos dos Treasuries atingiram a mínima da sessão. Os principais índices acionários reduziram brevemente as perdas após as declarações de Trump sobre os juros.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa avança com mercado à espera de decisões de juros na próxima semana
ONS eleva previsão de carga de energia em setembro e reduz expectativa para reservatórios
Wall St abre em ligeira alta com aumento das apostas de um corte maior de juros pelo Fed
BC vai intensificar medidas de portabilidade de crédito em 2025, diz diretor
Dólar recua em linha com exterior com retomada de debate sobre corte de juros do Fed
Dólar abre estável enquanto mercados retomam debate sobre corte de juros do Fed