Macri aposta que Argentina voltará a crescer em 2019
O presidente da Argentina, Mauricio Macri, disse nesta quarta-feira (18) que a economia do país voltará a crescer em 2019, ainda que ele não tenha apostado em uma estimativa para o ano corrente, para o qual muitos economistas esperam uma recessão como consequência de uma severa depreciação da moeda local e da inflação.
A economia do país sul-americano cresceu 2,9% em 2017 e o Governo esperava uma expansão maior para este ano, mas as turbulências nos mercados locais desde abril, que levaram Macri a pedir assistência financeira para o Fundo Monetário Internacional (FMI) afastaram esse panorama.
"Claramente, o crescimento do qual vinhamos vai diminuir. Vamos ter alguns meses nos quais o que estamos decidindo e as coisas que temos formulado têm de amadurecer, mas vamos retomar o crescimento no ano que vem", disse Macri, em uma conferência de imprensa.
Macri também evitou definir se o Governo está considerando frear o atual programa de redução mensal dos impostos sobre a exportação de soja e deribados, algo que era visto como uma opção em um documento do FMI publicado na sexta-feira, mas que logo foi descartado.
Tradução: Izadora Pimenta