China diz que EUA culparem Xi por bloquear acordo comercial é acusação "fictícia"

Publicado em 19/07/2018 09:51

PEQUIM (Reuters) - A China afirmou nesta quinta-feira que as declarações feitas por uma autoridade sênior da Casa Branca acusando o presidente chinês Xi Jinping de bloquear o progresso de um acordo para evitar uma guerra comercial é "chocante" e uma acusação "fictícia".

Os Estados Unidos e a China adotaram neste mês tarifas sobre 34 bilhões de dólares em importações um do outro em uma intensificação da disputa comercial que vem afetando os mercados financeiros.

O presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou com mais tarifas a menos que Pequim concorde em mudar suas práticas de propriedade intelectual e planos de subsídio industrial de alta tecnologia.

Na quarta-feira, Larry Kudlow, que chefia o Conselho Econômico da Casa Branca, afirmou acreditar que autoridades chinesas de menor escalão querem um acordo, incluindo o assessor econômico de Xi, Liu He. Mas que Xi se recusa a fazer mudanças em relação à transferência de tecnologia.

Questionada sobre as declarações de Kudlow, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Hua Chunying, disse: "O fato de uma relevante autoridade dos Estados Unidos ter inesperadamente distorcido os fatos e feito acusações fictícias é chocante e além da imaginação."

A China fez todos os esforços para evitar uma intensificação dos atritos comerciais, disse Hua, reiterando que o país não quer uma guerra comercial mas não tem medo dela.

(Reportagem de Michael Martina)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ações europeias encerram semana em alta e foco do mercado muda para Fed
Ibovespa avança com mercado à espera de decisões de juros na próxima semana
ONS eleva previsão de carga de energia em setembro e reduz expectativa para reservatórios
Wall St abre em ligeira alta com aumento das apostas de um corte maior de juros pelo Fed
BC vai intensificar medidas de portabilidade de crédito em 2025, diz diretor
Dólar recua em linha com exterior com retomada de debate sobre corte de juros do Fed