China usará medidas "contracíclicas" para conter volatilidade cambial

Publicado em 19/07/2018 07:37

PEQUIM/XANGAI (Reuters) - O regulador cambial da China afirmou nesta quinta-feira que está bem equipado para manter o mercado cambial estável em meio à intensificação dos atritos comerciais com os Estados Unidos e preparado para combater a volatilidade dos fluxos de capital se isso surgir.

Wang Chunying, porta-voz da Administração Estatal de Câmbio, afirmou a repórteres que o regulador vai fomentar "o gerenciamento macroprudencial" e "a supervisão de mercado", além de usar medidas "contracíclicas" para lidar com a instabilidade.

Embora Wang não tenha dado detalhes de tais medidas contracíclicas, analistas viram as declarações dela como um alerta de que o banco central não irá tolerar especulação agressiva unilateral contra a moeda.

"Faremos ajustes contracíclicos para lidar com a volatilidade de curto prazo nos mercados cambiais para manter a estabilidade no sistema financeiro e equilibrar os pagamentos internacionais", disse ela a repórteres.

As declarações não impediram a queda do iuan nos mercados doméstico ou internacional, onde a moeda enfraqueceu cerca de 7 por cento contra o dólar desde o final do primeiro trimestre e continuou a cair nesta quinta-feira.

A queda do iuan acontece conforme Washington e Pequim intensificam a troca de tarifas e ameaças de taxas sobre os produtos um do outro.

(Reportagem de Kevin Yao em Pequim, John Ruwitch e Winni Zhou em Xangai)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa avança com mercado à espera de decisões de juros na próxima semana
ONS eleva previsão de carga de energia em setembro e reduz expectativa para reservatórios
Wall St abre em ligeira alta com aumento das apostas de um corte maior de juros pelo Fed
BC vai intensificar medidas de portabilidade de crédito em 2025, diz diretor
Dólar recua em linha com exterior com retomada de debate sobre corte de juros do Fed
Dólar abre estável enquanto mercados retomam debate sobre corte de juros do Fed