Irã diz a sauditas que acordo da Opep não dá direito de produzir petróleo acima da meta

Publicado em 16/07/2018 08:24

DUBAI (Reuters) - O ministro do Petróleo do Irã disse ao ministro da Arábia Saudita que o acordo de oferta da Opep no mês passado não dá aos países membros o direito de aumentar a produção de petróleo acima de suas metas, segundo uma carta divulgada pela agência de notícias Shana.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo concordou com a Rússia e outros aliados produtores de petróleo, no mês passado, em aumentar a produção a partir de julho, com a Arábia Saudita prometendo um aumento de oferta "mensurável", mas sem dar números específicos.

"Os países membros se comprometeram a atingir um nível de conformidade com os ajustes de produção de 100 por cento, a partir de 1º de julho de 2018", escreveu Bijan Zanganeh, em uma carta enviada ao ministro da Energia saudita Khalid al-Falih, segundo a Shana.

"No entanto, a decisão não garante aos países membros o direito de exceder seu nível de produção acima do nível de produção decidido... nem o direito de redistribuir os compromissos de ajuste de produção não cumpridos entre os países membros."

A carta de Zanganeh vem depois que Falih, que preside um comitê entre países da Opep e aliados que monitora o cumprimento da produção, escreveu à Opep na semana passada dizendo que os níveis individuais de conformidade não serão mais relatados.

(Reportagem de Rania El Gamal)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo confirma contenção de gasto e vê déficit fiscal de R$28,8 bi em 2024, limite da banda de tolerância
Wall St encerra em alta com retorno de investidores às megacaps
Dólar cai ante real em dia favorável para as moedas emergentes
Arrecadação de junho teve alta real de 11%, mas ganhos ainda estão abaixo do necessário, diz secretário da Receita
Ibovespa tem alta modesta com Embraer e Petrobras minando efeito positivo de Wall Street
Taxas futuras de juros caem em dia positivo para emergentes e de confirmação de cortes de gastos no Brasil