Fed enfatiza crescimento econômico "sólido" dos EUA e repete abordagem gradual

Publicado em 13/07/2018 13:23

Por Lindsay Dunsmuir e Howard Schneider

WASHINGTON (Reuters) - O crescimento econômico dos Estados Unidos foi sólido durante o primeiro semestre do ano e o Federal Reserve continua a esperar altas graduais dos juros, afirmou o banco central do país em um relatório positivo ao Congresso.

É a segunda apresentação do Fed a legisladores desde que o chairman Jerome Powell assumiu o comando do banco central em fevereiro. Ele responderá a perguntas na terça-feira e na quarta.

Detalhes do relatório de 63 páginas são consistentes com o cenário atual do Fed detalhado em suas reuniões de política monetária, de que o crescimento econômico forte e o desemprego baixo exigem altas de juros, mas que a falta de fortes pressões inflacionárias significa que elas podem ser graduais.

"No primeiro semestre deste ano, a atividade econômica no geral parecer ter se expandido a um ritmo sólido", disse o Fed em seu relatório, acrescentando que a economia continua a ser sustentada pelo sentimento favorável tanto do consumidor quanto do empresariado, aumentos passados da renda das famílias, crescimento econômico sólido no exterior e condições financeiras domésticas expansionistas.

Assim, o Fed "espera que mais aumentos graduais" nos juros sejam apropriados conforme se empenha para continuar a nutrir uma expansão econômica que agora é a segunda mais longa já registrada.

O Fed disse que o pacote de cortes tributários da administração de Donald Trump provavelmente contribuiu para uma recuperação nos gastos do consumidor depois de um início de ano fraco, e deve fornecer um impulso moderado para o crescimento econômico este ano.

Na véspera, Powell disse acreditar que a economia norte-americana permanece em um "boa forma", com os programas recentes de impostos e gastos do governo provavelmente impulsionando o Produto Interno Bruto (PIB) por três anos.

O Fed elevou os juros sete vezes desde que iniciou o ciclo de aperto monetário em dezembro de 2015 e promoveu o último aumento em meados de junho. O Fed prevê mais duas altas até o final do ano.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa avança com mercado à espera de decisões de juros na próxima semana
ONS eleva previsão de carga de energia em setembro e reduz expectativa para reservatórios
Wall St abre em ligeira alta com aumento das apostas de um corte maior de juros pelo Fed
BC vai intensificar medidas de portabilidade de crédito em 2025, diz diretor
Dólar recua em linha com exterior com retomada de debate sobre corte de juros do Fed
Dólar abre estável enquanto mercados retomam debate sobre corte de juros do Fed