Petrobras reduz preço da gasolina nas refinarias para abaixo de R$ 2/litro

Publicado em 13/07/2018 12:34

SÃO PAULO (Reuters) - A Petrobras reduzirá em 1,75 por cento os preços da gasolina nas refinarias a partir de sábado, colocando o valor do combustível novamente abaixo de 2 reais e também inferior ao do diesel, de acordo com comunicado no site da estatal nesta sexta-feira.

Com o reajuste, que faz parte de uma política de formação de preços em vigor há pouco mais de um ano, a gasolina da Petrobras passará a ser comercializada a 1,9970 real por litro nas refinarias --a última vez que seu preço esteve abaixo de 2 reais foi em 4 de julho.

A redução se segue a uma baixa nos últimos dias nas referências internacionais do petróleo , um dos parâmetros utilizados pela companhia em sua sistemática de reajustes diários.

Com o corte, o preço da gasolina também volta a ficar abaixo dos 2,0316 reais por litro do diesel, que estão "congelados" desde o início de junho graças a uma subvenção econômica oferecida pelo governo justamente para evitar oscilações maiores.

Tal subvenção foi criada após os protestos dos caminhoneiros, em maio, que reclamavam da forte alta nas cotações do diesel, o combustível mais consumido no país.

A Petrobras reitera há meses que não tem poder de formação de preços dos combustíveis, os quais oscilam ao sabor das condições de mercado. Além disso, destaca, inclusive em propagandas comerciais, que sua cotação responde por cerca de um terço do valor final nos postos.

(Por José Roberto Gomes)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa avança com mercado à espera de decisões de juros na próxima semana
ONS eleva previsão de carga de energia em setembro e reduz expectativa para reservatórios
Wall St abre em ligeira alta com aumento das apostas de um corte maior de juros pelo Fed
BC vai intensificar medidas de portabilidade de crédito em 2025, diz diretor
Dólar recua em linha com exterior com retomada de debate sobre corte de juros do Fed
Dólar abre estável enquanto mercados retomam debate sobre corte de juros do Fed