Importação de petróleo pela China cai em junho ao menor nível em 6 meses

Publicado em 13/07/2018 12:26

Por Chen Aizhu e Meng Meng

PEQUIM (Reuters) - As importações chinesas de petróleo caíram pelo segundo mês consecutivo em junho, para o menor nível desde dezembro, uma vez que margens menores e preços voláteis levaram algumas refinarias independentes, conhecidas como "teapots", a reduzir as compras.

Os embarques de junho chegaram a 34,35 milhões de toneladas, ou 8,36 milhões de barris por dia (bpd), segundo dados da Administração Geral das Alfândegas.

A queda foi de 9 por cento ante os 9,2 milhões de bpd em maio, e o volume também representa um recuo frente os 8,8 milhões de bpd em junho do ano passado. A Thomson Reuters Oil Research havia estimado as importações chinesas de petróleo bruto em junho em 35,13 milhões de toneladas.

As importações para o primeiro semestre deste ano ainda subiram 5,8 por cento na comparação com igual período do ano anterior, para 225 milhões de toneladas, ou cerca de 9,07 milhões de bpd, segundo os dados oficiais.

Enquanto algumas refinarias estatais e independentes foram fechadas para manutenção regular, outras se aproveitaram do enfraquecimento das margens e dos preços do petróleo em patamares próximos de quatro anos para realizar paradas estendidas nas compras.

(Por Chen Aizhu e Meng Meng)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa avança com mercado à espera de decisões de juros na próxima semana
ONS eleva previsão de carga de energia em setembro e reduz expectativa para reservatórios
Wall St abre em ligeira alta com aumento das apostas de um corte maior de juros pelo Fed
BC vai intensificar medidas de portabilidade de crédito em 2025, diz diretor
Dólar recua em linha com exterior com retomada de debate sobre corte de juros do Fed
Dólar abre estável enquanto mercados retomam debate sobre corte de juros do Fed