Índia corta importação de petróleo do Irã em junho antes de sanções dos EUA

Publicado em 11/07/2018 11:41

NOVA DÉLHI (Reuters) - Refinarias indianas cortaram importações de petróleo do Irã no mês passado, com as empresas começando a reduzir a dependência da commodity iraniana para evitar sanções dos Estados Unidos que devem entrar em vigor a partir de novembro.

As importações mensais de petróleo da Índia junto ao Irã caíram para 592,8 mil barris por dia (bpd) em junho, queda de 16 por cento ante maio, segundo dados da indústria e fontes de navegação.

Os EUA disseram em maio que vão restabelecer sanções contra o Irã que haviam sido retiradas após um acordo em 2015 entre Irã, Rússia, China, França, Alemanha e Reino Unido, pelo qual Teerã se comprometeu a conter suas atividades nucleares.

O governo da Índia, maior cliente do petróleo do Irã após a China, pediu à refinarias no mês passado que se preparassem para reduzir drasticamente ou até mesmo a zero as importações de petróleo iraniano.

No total, considerando-se outras origens, as importações de petróleo da Índia subiram 10,1 por cento em junho ante o mesmo mês do ano passado, para 4,82 milhões de bpd, segundo os dados.

As compras subiram com maiores importações junto a México, Estados Unidos e Azerbaijão. Importações de outros países do Oriente Médio também cresceram.

(Por Nidhi Verma)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar abre estável enquanto mercados retomam debate sobre corte de juros do Fed
BC do Japão deve sinalizar altas graduais e constantes nos juros em sua próxima reunião
Ex-presidente do Fed de NY diz que há forte argumento para corte de 0,5 p.p. nos juros
Futuros de Wall Street oscilam pouco com incerteza sobre tamanho do corte de juros do Fed
Ações da China ampliam perdas; Hong Kong sobe com possível corte de hipotecas
Wall Street sobe com perspectiva de corte de 0,25 ponto nos juros pelo Fed